Skip to content

​Vale da Cerveja é opção para férias em Santa Catarina

junho 8, 2017

Programações incluem visita à produção, degustações e até minicursos sobre a bebida. Receptivo funciona o ano todo

Não faltam atrativos para visitar Santa Catarina em qualquer época do ano. No inverno, as baixas temperaturas e a possibilidade de encontrar neve em terras brasileiras motivam muitos turistas a passearem pelo estado. Outra região, no entanto, se especializou no receptivo com uma temática que atrai mais apaixonados a cada ano: a cerveja artesanal. Cervejarias, museus e até uma instituição de ensino voltada pela bebida estão disponíveis para uma experiência diferente.

O Vale da Cerveja é uma região de cerca de 100 quilômetros de extensão, que vai desde Ibirama até Gaspar e reúne diferentes vivências com a bebida abertas à visitação.

Algumas opções são:

• Cervejarias: são mais de 10 opções ligadas à bebida que podem ser visitadas e a sugestão é que o turista conheça mais de uma. Além dos bares anexos às fábricas de boa parte delas, visitas mostram o processo de produção e oportunizam uma degustação guiada para que, mesmo os leigos, consigam identificar algumas características sensoriais das cervejas.

• Escola Superior de Cerveja e Malte: primeira instituição de ensino superior da América Latina dedicada exclusivamente à bebida, estrutura fica em Blumenau (SC), a Capital Brasileira da Cerveja, e oferece minicursos todos os dias às 10h30min.

• Museu da Cerveja: criado e mantido pela Secretaria de Turismo de Blumenau, o espaço reúne um pouco da história da bebida na região, com itens das primeiras fábricas e histórias dos colonizadores.

• Cristalerias: o copo é uma parte fundamental da degustação cervejeira. E existem dezenas de cristalerias que produzem os itens de maneira artesanal que são abertas à visitação. Por lá, é possível não só visualizar, mas participar do processo.

• Restaurantes: as cartas de cervejas de alguns restaurantes da região já priorizam as cervejas artesanais, muitas com sugestão de harmonização com o cardápio. A gastronomia local também usa muito a cerveja artesanal como ingrediente para molhos e preparos.

Todas as informações sobre o Vale da Cerveja, valores e dados sobre como montar o seu roteiro estão no site www.valedacerveja.com.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Schá permalink
    junho 9, 2017 1:06 pm

    Boa dica. Sou de SC, e nem tinha ouvido falar do Vale da Cerveja. Obrigada
    https://fuialiserfelizblog.wordpress.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: