Mundo cervejeiro

Mestre-cervejeira conta o segredo sobre a temperatura ideal da cerveja

Se no Brasil o senso comum diz que cerveja boa é cerveja trincando, na Alemanha a fama é de que a bebida é servida a temperatura ambiente. Mas existe, realmente, uma variação ideal para que a cerveja seja degustada? Na realidade, mais do que o clima, o que mais importa quando assunto é temperatura da cerveja é o estilo, o tipo e até o teor alcoólico.

Um exemplo são as cervejas encorpadas, com sabores e aromas mais complexos. Nestes casos, temperaturas mais altas, ou ambientes, são consideradas mais adequadas, já que neste estado a saída de seus aromas é ressaltada e, consequentemente, a percepção passa a ser melhor.

Por outro lado, cervejas Pilsens, que por característica já são mais leves e refrescantes, sugerem temperaturas mais baixas, entre – 2° e 4°C. Em estágio intermediário, ficam as cervejas de trigo, que, apesar de serem mais densas, também possuem a refrescância entre os seus atributos.

“Falar em uma temperatura perfeita para beber cerveja é praticamente impossível. Afinal, isso pode variar conforme o tipo de cerveja, as preferências de cada um, o clima do local, e até a ocasião”, afirma Laura Aguiar, mestre-cervejeira da Cervejaria Ambev. “De todo modo, apreciar cerveja é sempre especial e entender esses pequenos nuances colabora para que a experiência seja ainda melhor”, complementa.

Abaixo, conheça as temperaturas sugeridas para cada estilo de cerveja:

Muito gelada 0° a 4°C

Cervejas mais leves e que ajudam a refrescar como Pilsen e Pale Lagers em geral.

Gelada – 4° a 6°C

Cervejas de trigo como Weizenbier e Witbier e as Lambics

Fria – 7° a 10°C

Triple, IPA’s, Weizenbocks, Porters e Dubbels

Temperatura de adega – 10° a 13°C

Belgian Dark Strong Ales, Imperial Stouts e Barley Wines

0 comentário em “Mestre-cervejeira conta o segredo sobre a temperatura ideal da cerveja

Deixe um comentário