Produzido pela BossaNovaFilms, o documentário “Tropicália”, dirigido por Marcelo Machado, começa sua carreira colhendo louros fora de casa. Após ser exibido em importantes festivais de cinema ao redor do mundo e de fazer parte da seleção oficial do Telluride Film Festival (EUA), o longa, com estreia marcada para 14 de setembro em salas do circuito nacional, acaba de ser anunciado como vencedor da categoria Prêmio Especial do Júri no 8º International Music & Film Festival, JIMFF, que acontece na cidade de Jecheon, na Coréia do Sul. A competição “World Music Film Today” apresenta uma seleção das últimas produções que têm a música como tema central, entre filmes de ficção, documentários e animações. Dando continuidade ao circuito de exibições internacionais, o filme segue, em setembro, para a Espanha para participar do Festival de San Sebastián. A sessão Zabaltegi Speciales traz uma seleção de onze filmes – de longas a minisséries – de cineastas espanhóis e estrangeiros.
O documentário “Tropicália” será lançado pela Imagem Filmes. A produção é da BossaNovaFilms e tem como coprodutores a Mojo Pictures (EUA), a Record Entretenimento, a VH1 e a DLA no Brasil, além da associação da Americas Film Conservancy e da inglesa Revolution Films. O filme conta com o patrocínio da Petrobras, BNDES, Bahiatursa e SABESP.
Sinopse do Filme
Um dos maiores movimentos artísticos do Brasil ganha vida nesse documentário. Numa época em que a liberdade de expressão perdia força, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Arnaldo Baptista, Rita Lee, Tom Zé, entre outros, misturaram desde velhas tradições populares a muitas das novidades artísticas ocorridas pelo mundo e criaram o Tropicalismo, abalando as estruturas da sociedade brasileira e influenciando a várias gerações. Com depoimentos reveladores, raras imagens de arquivo e embalado pelas mais belas canções do período, Tropicália nos dá um panorama definitivo de um dos mais fascinantes movimentos culturais do Brasil. Direção: Marcelo Machado; Produção: BossaNovaFilms; Distribuição: Imagem Filmes.



Pingback: Tropicália (2012) | Brasil na Tela