A nova identidade visual da HP não é tão nova assim: ela foi criada em 2011 pela agência Moving Brands e na época foi descartada pela gigante americana de tecnologia. De lá para cá, a empresa passou por mudanças e agora recorre ao design pensado cinco anos atrás para estampar seus produtos – mas, pelo jeito, ainda de forma reduzida.
Contratada em 2008 pela HP para reformular a identidade visual da marca e da empresa, a Moving Brands passou alguns anos pensando em como tornar essa identidade mais moderna e atrativa, refletindo valores como inovação sem abandonar a tradição da Hewlett-Packet.
De acordo com o site da Moving Brands, o objetivo principal foi criar algo que representasse o pioneirismo da HP e a sua visão de que a tecnologia pode tornar a vida das pessoas melhor. Assim foi criado o conceito da nova identidade visual da gigante do Vale do Silício, chamado de “Human Progress”.
O principal resultado desse conceito pode ser visto especialmente no novo logo: as letras HP envoltas em um círculo dão lugar a apenas quatro linhas que formam a trademark da empresa. Um design moderno e inovador, mas que ainda assim respeita o alinhamento 13º existente desde a fundação da companhia. Essa nova logo foi chamada de “Progress mark”.
Porém, tanta inovação e arrojo acabaram não agradando aos diretores da HP na época (2011). Eles consideraram a nova identidade muito futurística e engavetaram o projeto – uma grande pena considerando quão bonito e contemporâneo ele é. A boa notícia é que agora, cinco anos depois, a Hewlett-Packet decidiu adotar a logomarca, apresentado-a no novo ultrabook top de linha da empresa, o Spectre 13.
Essa nova identidade visual (e sua logo moderna e minimalista), no entanto, deve ser vista apenas nos produtos top de linha – chamados premium – da HP. Esse é pelo menos o posicionamento a curto prazo da empresa, mas não seria surpresa se a companhia mudasse (novamente) de ideia e passasse a adotar a Progress mark em todos os seus produtos.
Esse post foi uma colaboração do Fernanda Ferreira da Cinco TI.




0 comentário em “Identidade visual remodelada da HP havia sido reprovada em 2011”