Locais

Souk Burger: a primeira hamburgueria árabe de São Paulo

O Souk Burger, no coração de Pinheiros, na capital paulista, foi inaugurado lançando conceito inédito no cenário gastronômico: é a primeira hamburgueria árabe do Brasil. A casa, que já nasce com a inovação em seu DNA, tem como destaque os hambúrgueres criados a partir de misturas arrojadas e saborosas de ingredientes tradicionais da culinária árabe.

O dono é o jovem Tarik Bechara Leal, administrador de empresas descendente de libaneses. Inspirado pelas receitas que sua tia Magui fazia nos almoços de família, ele decidiu unir a vontade de ter um negócio próprio com a paixão pela cozinha e por experiências gastronômicas. “Os pratos árabes costumam ter basicamente pão, proteína e pasta”, diz Tarik. “Adoro esta combinação e naturalmente surgiu a ideia de transformar esta fórmula clássica em sanduíche”. A partir daí, Tarik fez um curso de técnicas de Gastronomia no Senac para seguir em frente com o plano de abrir uma hamburgueria. “Meu objetivo com o Souk Burger é propor algo totalmente novo dentro do ramo das hamburguerias”, comenta.

Em tempo: a palavra “souk” (pronuncia-se suki) é usada para designar os tradicionais mercados, feiras e bazares típicos dos países árabes. Neste sentido, a sacada de Tarik foi criar um “mercado de hambúrgueres com pé no Oriente”, algo neste gênero. “É uma palavra sonora e marcante que se conecta ao que ofereço”, diz.

Os hambúrgueres, aliás, são o ponto alto. Para garantir que fiquem macios e suculentos, são preparados artesanalmente com um blend especial desenvolvido na casa. “Não usamos as carnes com as quais normalmente se faz quibes e kaftas”, explica Tarik. “Preferimos utilizar Angus, que é mais nobre e apresenta teor de gordura balanceado, mantendo sabor idêntico ao das receitas originais”.

Ao todo, são sete opções de hambúrgueres. Todos trazem combinações que primam pela fusão de texturas, aromas e sabores. Batizado de Souk Burger, o sanduíche carro chefe da lanchonete leva hambúrguer de quibe, cebola caramelizada, tabule, queijo prato e maionese de tahine no pão de brioche com cardamomo. Já o Babaganoo promete agradar vegetarianos e todos que buscam um lanche leve e diferenciado: ele traz hambúrguer de babaganuche (antepasto de berinjela à moda árabe) com tomates confitados, crispy de alho-poró, creme de queijo de cabra e alface no pão australiano. Vale destacar, também, o K.F.T.: hambúrguer de kafta com chutney de tomates, creme de queijo trufado, rúcula e maionese de ervas no pão de brioche com amêndoas.

E mais: para agradar aos paladares tradicionais, o menu oferece o Classic, que leva hambúrguer de Angus, onion rings, bacon, picles de pepino da casa, cheddar inglês, tomate, alface e maionese rústica de alho negro no pão de brioche.

Nos acompanhamentos, maioneses artesanais como a de páprica, e o Molho Souk, um sour cream com especiarias, chamam a atenção. Junto com eles, as tradicionais pastas árabes como homus, babaganuche, coalhada seca e molho de hortelã caem bem com qualquer lanche”.

Na área de entradas, excelentes pedidas são o Bekaa, mini kaftas com cebola e tomate grelhados, servidas com molho especial e também as Zaatar Fries, batatas rústicas artesanais servidas com maionese de zaatar (mistura de especiarias árabes usadas como condimento).

Para aqueles que desejam variar e pedir um prato, uma boa sugestão é o Kibechara’s, quibe cru acompanhado de coalhada seca, homus, babaganuche, cebola grelhada e fatias de pão sírio. Há também opções de saladas, como a caprichada Fatouche Souk, que combina tomate cereja, pepino, cebola roxa, pão sírio crocante, figo e jamón, além de mix de folhas e broto de alfafa.

Entre as bebidas, as estrelas são os “Souk Drinks”, à base de Arak, destilado árabe de anis. A Caipirak Sweet leva arak, morango, melancia, kiwi e hortelã e  o Lime’n’Lebanon traz arak, limão siciliano, abacaxi e syrup. Há, ainda, clássicos como o Negroni, o Mojito e o Cosmopolitan, além de carta de cervejas variadas, com opções puro malte.

As sobremesas são puro deleite. A começar pelo Pudim de Pistache, que une o melhor de dois mundos: a cremosidade do pudim, um dos doces favoritos dos brasileiros, com o sabor único e marcante do pistache. Merece destaque também uma sobremesa que Tarik considera o item “mais simbólico do cardápio”. É o Toife da Magui, criado em homenagem à tia Magui, inspiração primordial da casa. Trata-se de uma versão autoral do ataif, doce árabe que consiste em pequenas panquecas geralmente recheadas com nozes e servido frio.” A massa fofinha é recheada com queijo meia cura, previamente derretido na chapa, e sobre ela acrescentamos uma deliciosa calda feita com açúcar”, explica.

Ambiente

Instalada na Rua Mateus Grou, a hamburgueria tem ambiente cool e aconchegante. Para combinar com o clima do local, Tarik escolheu quadros e fotos que remetem ao Líbano e ao universo árabe. Ali estão imagens de desertos e souks (os mercados que inspiraram o nome da lanchonete). Inclusive, algumas destas foram capturadas pelo próprio Tarik durante sua  incursão ao Oriente Médio em 2012. A iluminação também foi pensada para criar um ambiente convidativo, com lâmpadas pendentes amarelas. Um certo ar rústico dá o toque final, com os tampos das mesas em madeira de demolição e piso em cimento queimado com textura irregular.

A hospitalidade é um ponto crucial para Tarik. Ele conta que valoriza muito as reuniões familiares em torno da mesa, como ocorre tradicionalmente nas famílias árabes. E que deseja trazer o clima destes encontros para o Souk Burger.

Não à toa, um de seus principais objetivos é oferecer um atendimento de excelência, com cordialidade e atenção. Como muitos ingredientes do cardápio são novidade para o público, a equipe é treinada para esclarecer os conceitos por trás de cada item de maneira didática e paciente. “adoro servir as pessoas e proporcionar felicidade e bem-estar”, diz. “Quero que o Souk seja um local de convívio, onde os clientes venham para confraternizar, sem pressa”.

Souk Burger: Rua Mateus Grou, 182, Pinheiros, tel. (11) 3062-4674, São Paulo, SP. 40 lugares. De terça a sexta, das 12h às 15h e das 18h às 23h; Sábado, das 12h às 0h; Domingo das 12h às 23h. Cartões de crédito: todos. Acesso a deficientes. Estacionamento na Rua Mateus Grou, nº 109 (convênio no período do almoço, de terça a sexta).

2 comentários em “Souk Burger: a primeira hamburgueria árabe de São Paulo

  1. Avatar de Eu

    Funcionarios da.cozinha que nao deixam vomida para os garcons almocarem.
    Funcionario que nao pode nem sentar para descansar.
    Trocam as folgam aleatoriamente sem consultar.o funcionario.
    Por gora brla viola, por dentro pao bolorento.

    Queimem nas profundezas do inferno

  2. Avatar de Eu

    Funcionarios da.cozinha que nao deixam vomida para os garcons almocarem.
    Funcionario que nao pode nem sentar para descansar.
    Trocam as folgam aleatoriamente sem consultar.o funcionario.
    Por gora brla viola, por dentro pao bolorento.

    Queimem nas profundezas do inferno

Deixe um comentário