SIGA NO INSTAGRAM
O Instituto Vini Jr. e a Fundação Casas Bahia (FCB) inauguraram nesta quarta-feira, 18 de outubro, o primeiro Centro de Tecnologias Educacionais Base. A unidade fica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adolfina Diefenthäler, em Novo Hamburgo (RS), e contemplará cerca de 310 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
“Chegamos a Novo Hamburgo empolgados com a possibilidade de contribuir com essa escola já reconhecida por suas práticas pedagógicas inovadoras. O CT BASE visa fortalecer esse trabalho e ser um grande parceiro da gestão escolar, das professoras e estudantes.”, projeta Victor Ladeira, diretor executivo do Instituto.
Além da reforma estrutural na sala, cuja ambientação faz referências a elementos do futebol e ao Vini Jr., a escola recebeu um enxoval tecnológico que conta com TV, notebook, tablet e smartphones. Assim, os alunos terão acesso ao Aplicativo Base, um software educacional desenvolvido pelo Instituto e referenciado pela Base Nacional Comum Curricular, a BNCC.
“É com enorme satisfação que vemos o resultado dessa parceria, que reflete a nossa busca contínua pela promoção de uma educação de qualidade. Oferecer aos jovens de nosso país melhores condições de ensino e oportunidades que impactam positivamente as comunidades brasileiras está no cerne da Fundação Casas Bahia. Colocar esse projeto em prática ao lado de pessoas com o mesmo propósito, como é o caso do Instituto Vini Jr, só nos certifica que estamos no caminho certo”, destaca Vanessa Romero, gerente da FCB.
Tudo isso fortalece um trabalho que já é reconhecido mundialmente: em 2022, a Adolfina figurou entre as três melhores escolas do mundo, segundo o prêmio World’s Best School Prizes, o “Oscar da Educação”. Foi quando, através da rede Conectando Saberes, o Instituto identificou a sinergia entre sua missão e o propósito da unidade de ensino.
“Nossa gratidão ao Instituto Vini Jr. por estarem no Rio Grande do Sul e, especialmente, em Novo Hamburgo, numa escola pública municipal. Destacar esta parceria e dizer que esta tecnologia, para além do aplicativo, vem somar ao que a rede municipal já investe e já domina e se soma ao respeito pelo trabalho do professor”, destacou a secretária municipal de Educação do município, Maristela Guasselli.
“Não esqueço de uma fala do Victor (Ladeira), de que para o Instituto Vini Jr. não há nada mais importante, mais moderno, do que o professor na sala de aula. Isso se chama respeito e fez com que a gente acreditasse na proposta”, disse a diretora da Escola, Andrea Zimmer.
A dobradinha Instituto e Fundação prevê ainda mais duas salas como esta, ambas no estado de Pernambuco, e contrapartidas focadas na educação pública do Brasil, como uma publicação contendo evidências sobre a metodologia do Instituto e o desenvolvimento de uma tecnologia educacional que contempla alunos do segundo segmento (6º a 9º ano).
O projeto arquitetônico do CT, inspirado no clima do futebol e projetado para ser um ambiente lúdico e disruptivo de ensino, tem assinatura da Cité Arquitetura, parceira estratégica do Instituto Vini Jr. na concepção e execução da sala.
SIGA NO INSTAGRAM


0 comentário em “Instituto Vini Jr. e Fundação Casas Bahia inauguram Centro de Tecnologias Educacionais Base em Novo Hamburgo (RS)”