Mundo cervejeiro

Lúpulos mineiros estreiam na Cervejaria Ouropretana com a Ouropretana Pilsen

SIGA NO INSTAGRAM

Vontade de enfrentar um desafio é o que não falta na Cervejaria Ouropretana. A bola da vez foi a criação da Ouropretana Pilsen, uma cerveja estilo pilsen, leve, gostosa, fácil de beber, mas que não seja mais do mesmo entre as possibilidades do estilo. Desafio aceito, a Ouropretana Pilsen tem mais do que isso: a receita traz os lúpulos mineiros Zeus e Comet, produzidos pela Mundo Hop, em Mateus Leme, região central do Estado.

A receita da Ouropretana Pilsen começou a ser desenvolvida e, após algumas experiências, a nova Pilsen foi finalizada. É uma cerveja não filtrada, fermentada em baixa temperatura e lentamente maturada a frio. São utilizados três tipos de malte, para manter a base leve. Os lúpulos mineiros, com perfis aromáticos, são o toque final na receita. A proximidade com os produtores faz com que os lúpulos estejam frescos, proporcionando mais amargor e mais aroma à Ouropretana Pilsen. O tempo de maturação a frio da cerveja em tanque foi aumentado, para melhorar o arredondamento final. E ela não é filtrada, o que a deixa levemente turva e mais saborosa.

A Ouropretana Pilsen tem corpo leve e sensação na boca rica e cremosa. Os lúpulos mineiros da receita ressaltam o amargor sem deixar a cerveja pesada. A intensidade de amargor figura em 15 na escala IBU, o que confere uma presença sutil, mas notável, dos lúpulos mineiros na percepção de sabor. O perfil aromático é predominantemente maltado, com aspectos de leveza e nuances verbais. O teor alcoólico é de 4,6% vol. Alc.

Ficha técnica

Aroma: podem ser evidentes grãos maltados e a presença do aroma de lúpulo levemente herbal e cítrico.

Aparência: cor amarela intensa com espuma branca e duradoura, levemente turva graças à não-filtragem.

Sabor: é levemente maltado, com amargor suave.

Sensação na boca: corpo leve e sensação na boca rica e cremosa; os lúpulos ressaltam o amargor sem deixar a cerveja pesada.

IBU: 15

Teor alcoólico: 4,6% vol. Alc.

Estilo Classic American Pilsner

O estilo Classic American Pilsner é uma versão da Pilsner produzida nos EUA por cervejeiros alemães imigrantes. Eles trouxeram o processo e o fermento quando se estabeleceram na América do Norte e trabalhara com ingredientes nativos do local para criar uma versão única da Pilsner original. O estilo desapareceu após a Lei Seca, em 1933, mas foi ressuscitado como um estilo caseiro pelos defensores do hobby.

Lúpulos mineiros

Sabe aquela história de que não existem lúpulos no Brasil? Esta ideia já não faz mais parte da realidade da produção cervejeira brasileira. Os lúpulos têm se desenvolvido no País, e Minas Gerais não fica atrás. Em Mateus Leme, na região central do Estado, a Mundo Hop (https://www.instagram.com/mundohop/) tem de destacado na produção de lúpulos, desde 2019. A empresa desenvolveu novas técnicas para cultivo e beneficiamento de lúpulos, adaptando a planta ao nosso clima e viabilizando o cultivo local. Atualmente, são seis cultivares e 10 mil plantas, produzindo 15 toneladas de lúpulos em três safras anuais.

SIGA NO INSTAGRAM

0 comentário em “Lúpulos mineiros estreiam na Cervejaria Ouropretana com a Ouropretana Pilsen

Deixe um comentário