SIGA NO INSTAGRAM
A Amstel, FMM e ELO STUDIOS se uniram na cocriação de um novo projeto de Branded Entertainment: De Virada – Bastidores e desafios do futebol. O documentário, que estará disponível na plataforma de streaming HBO Max, a partir do dia 7 de outubro, apresenta as histórias de grandes mulheres que atuam nos bastidores do futebol brasileiro, dentro e fora de campo, para o centro da narrativa.
O evento de lançamento aconteceu na noite desta terça-feira (30) no rooftop da Visual Farm, localizado no final da Avenida Paulista com a Consolação na capital paulista. A celebração reuniu personalidades do esporte, imprensa, convidados e contou com uma roda de conversa, além de uma projeção especial na empena do edifício em frente ao local. Todos também puderam assistir a trechos do filme em primeira mão.
“Esse projeto me dá a chance de contribuir para mudar a percepção sobre o futebol e sobre a relevância do nosso trabalho, mostrando o valor que nós, mulheres, agregamos a esse mercado. Isso é fruto de uma trajetória marcada por luta, resiliência e conquistas. Hoje, estamos em campo, na gestão, na arbitragem, na comunicação e em tantas outras áreas estratégicas. É verdade que os desafios ainda persistem, mas cada passo dado fortalece um movimento que já é irreversível — o de um futebol mais inclusivo, plural e verdadeiramente representativo”, afirma Roberta Fernandes, diretora jurídica do Fluminense e uma das participantes do filme.
O documentário também conta com a participação de Tamires Dias, jogadora e ídola do Corinthians, da árbitra Edina Alves, do técnico da Seleção Brasileira Feminina de Futebol Arthur Elias, de Nadine Bastos, ex-árbitra-assistente de futebol e comentarista de arbitragem, entre outros.
Em 71 minutos, é possível acompanhar como as lideranças femininas têm impactado o cenário futebolístico no país, mesmo em um ambiente ainda muito dominado por homens. Combinando entretenimento com toques de reality, o documentário mostrará para o público o que acontece por trás dos clássicos 90 minutos de jogo, e quem são algumas das mulheres que comandam as decisões importantes do futebol – desde as janelas de negociação até as conversas dos bastidores.
Suas trajetórias para chegar em posições de destaque e todos os desafios que enfrentaram para quebrar barreiras e conquistar seus espaços também serão elucidadas de forma leve e impactante, com depoimentos importantes. Além disso, o documentário também celebra as conquistas dessas líderes femininas, muitas vezes esquecidas e menosprezadas.

As gravações ocorreram em fevereiro deste ano, se dividindo entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Idealizado e com direção-geral de Fernanda Menegotto, o filme é uma coprodução da FMM e Elo Studios, com apoio de desenvolvimento da Transforma. Conta também com a consultoria de conteúdo de Roberta Fernandes – que foi a primeira mulher a se tornar CEO de um clube de futebol brasileiro e neste ano completa 20 anos de carreira no Fluminense -, com a direção de estratégia artística de Dani Tolomei e direção de Carla Meireles e Roberta Cunha.
A parceria entre Amstel, cerveja mainstream do Grupo HEINEKEN, e as produtoras nesse projeto de Branded Entertainment vem do compromisso que as empresas têm de se engajar em histórias de impacto, que promovem inclusão e agreguem na construção de uma sociedade mais diversa.
“Foram cerca de oito meses entre a idealização e o desenvolvimento do filme, reunindo um time apaixonado pela temática e seguindo um método de cocriação diligente, que envolveu produtores, profissionais do futebol, veículos e uma marca que há muitos anos é protagonista nesse contexto. Mais do que um documentário, criamos uma plataforma de impacto cultural. É incrível como, por trás de tantos momentos conhecidos e importantes do futebol no país – um ambiente majoritariamente masculino –, há a atuação de mulheres brilhantes, inspiradoras e talentosas. Histórias que até agora desconhecidas do grande público, certamente, vão emocionar”, afirma Fernanda Menegotto, Founder da FMM e diretora-geral do projeto.
“Este é um projeto muito especial para a ELO, pois reflete os valores que acreditamos e promovemos: abordar pautas relevantes de forma envolvente, acessível a uma ampla audiência. Acreditamos que histórias movem o mundo e que só podemos ser aquilo que enxergamos. Estamos muito felizes em nos unir a parceiros incríveis nesta jornada de transformação por meio de narrativas de impacto e num modelo de negócio bastante inovador no audiovisual”, afirma Sabrina N. Wagon, CEO da ELO Studios.
Já Fernanda Saboya, diretora de consumer connections do Grupo HEINEKEN no Brasil, destaca a relevância do projeto e sua conexão com os valores da marca: “A atenção do consumidor é cada vez mais escassa, e o branded entertainment é uma forma de conexão mais relevante e profunda com nosso consumidor. Com o crescimento do streaming, vimos nesse projeto uma grande oportunidade de abordar dois temas importantes para a marca: o futebol e a equidade de gênero. O futebol é uma paixão que se vive intensamente, dentro e fora de campo. Com nossa campanha “Todas as emoções em jogo”, queremos celebrar essa intensidade junto aos torcedores, reforçando que cada detalhe importa – e isso inclui reconhecer quem faz o futebol acontecer. Como marca progressista, nascida em Amsterdã, acreditamos na equidade de gênero e trabalhamos para promover mais diversidade e inclusão no esporte. A parceria com a HBO Max e a Elo nesse projeto é mais um passo nesse compromisso, dando visibilidade a grandes mulheres que, mesmo em um ambiente historicamente masculino, seguem transformando o futebol brasileiro”.
“Este projeto reforça o compromisso da Warner Bros. Discovery em dar visibilidade a pautas relevantes e transformadoras para a sociedade. A presença de mulheres em posições de liderança no futebol masculino é um tema que merece ser amplamente discutido, não apenas por sua importância no esporte, mas pelo impacto que gera na quebra de paradigmas e na construção de uma cultura mais inclusiva e diversa. Colaborar com a Amstel — uma marca que apoia tanto o futebol masculino quanto o feminino — em um projeto tão envolvente e exibir esse documentário tão representativo é motivo de grande orgulho. Acreditamos que o entretenimento tem o poder de provocar reflexões profundas, e este lançamento é um exemplo claro de como podemos usar nossa plataforma para inspirar mudanças reais”, afirma Eduardo Teixeira, diretor de Soluções Criativas da Warner Bros. Discovery Brasil.

Projeção em empena e roda de conversas marcaram o lançamento do documentário em São Paulo
O evento de lançamento realizado para convidados e imprensa na noite desta terça-feira (30), em São Paulo, reuniu mulheres poderosas que fizeram a produção independente ser possível, contando também com personalidades mulheres que se destacam em diferentes frentes ligadas ao futebol, como Fernanda Chamusca (coordenadora jurídica da Federação Paulista de Futebol), Luiza Forguieri (coordenadora de marketing de experiências no RedBull Bragantino feminino), Milene Domingues (ex-atleta, comentarista e embaixadora do Corinthians feminino), Roseli de Belo (ex-atleta e com 3 participações em Copa do Mundo e Olimpíadas), entre tantos outros nomes.
A programação também contou com uma roda de conversa que trouxe o tema: As mulheres que mudam o jogo de virada. Entre as participantes estavam as idealizadoras do projeto e os responsáveis pela produção do documentário, como Fernanda Menegotto (FMM), Sabrina Nudeliman (ELO Studios), Roberta Fernandes (diretora jurídica do Fluminense), além das porta-vozes da Amstel, Cecília Bottai (vice-presidente de marketing do Grupo HEINEKEN) e Fernanda Saboya (diretora de consumer connections do Grupo HEINEKEN). O bate-papo, com mediação da jornalista da TNT Sports, Bianca Molina, levantou questões importantes ligadas à presença das mulheres em cargos de liderança no futebol, além da importância de conteúdos que possam valorizar a diversidade no esporte e na sociedade.
O momento surpresa ficou por conta de uma projeção realizada no edifício em frente ao evento e atraindo a atenção de quem passava pela rua Consolação no começo da noite. Na empena, a Amstel trouxe o resultado de uma provocação feita nas redes sociais dias antes: “Quem é a lenda do futebol sul-americano para você?”. Entre as 993 respostas recebidas, 99,1%, ou 984 respostas, citaram homens, enquanto apenas 0,9%, ou, 9 citações, indicaram jogadoras mulheres. A mensagem é completada com um convite para as pessoas fazerem parte da mudança e celebrarem a potência das mulheres nos esportes.
SIGA NO INSTAGRAM


0 comentário em “Amstel, FMM, ELO STUDIOS e HBO Max se unem para realizar o documentário “De Virada – Bastidores e desafios do futebol””