A partir deste mês será exibido aos passageiros a bordo de todos os voos domésticos e internacionais da TAM Linhas Aéreas um novo vídeo de segurança. O objetivo é apresentar de uma forma mais dinâmica, antes da decolagem, todas as informações para a segurança e o bem-estar durante o voo, incluindo os procedimentos necessários para atuar em situações de emergência.
O novo filme foi produzido no formato de animação digital e a sua criação é assinada pela agência Y&R, em parceria com o departamento de Marketing e a Diretoria de Segurança Operacional da TAM Linhas Aéreas. Ao todo, o vídeo tem duração de dois minutos e dez segundos. Assita:
“Há quase seis anos, apostamos em animações para dar boas-vindas a bordo e para transmitir todas as informações de segurança de uma forma mais atraente e interessante. O novo vídeo é uma evolução deste material, que está agora totalmente em sintonia com a atmosfera jovem das nossas aeronaves. Este salto tecnológico reforça o nosso compromisso de oferecer um serviço com excelência em qualidade e em segurança”, afirma Eduardo Costa, diretor de Marketing da TAM Linhas Aéreas.
Descontraído e mais ágil, o filme contempla todas as instruções de segurança exigidas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Além disso, a TAM teve o cuidado de oferecer áudio e legendas em até quatro idiomas por voo, com opções em português, inglês e espanhol, além da língua oficial do país de destino ou origem do voo. Viajando do aeroporto de São Paulo/Guarulhos para Milão (Itália), por exemplo, os passageiros assistirão ao vídeo com áudio em português e legendas em espanhol para, em seguida, conferir novamente as instruções exibidas com áudio em inglês e legendas em italiano.
Tecnologia de ponta
A estética adotada no novo filme faz uso de elementos artísticos modernos, além dos recursos mais atualizados da animação. O resultado são mensagens capazes de reter a atenção dos viajantes. Como quem narra uma história a bordo, o filme traz uma família que ingressa em uma aeronave da TAM e se prepara para o início de seu voo. Para conferir mais dinamismo e interatividade a estas representações, a aeronave exibida na animação ganha movimentos de câmera especiais na medida em que as instruções de segurança são exibidas. Isto acontece porque, para informar cada um dos procedimentos de segurança, são adotadas diferentes perspectivas de observação do interior do avião e dos “personagens passageiros” do filme.
“O conteúdo segue fielmente a legislação vigente. Mas, neste caso, buscamos a diferenciação por meio da forma. Assim, chegamos a uma peça criativamente inédita e eficaz, principalmente no que diz respeito à assimilação das informações”, diz Rui Branquinho, vice-presidente de Criação da Y&R.
Já para assegurar a excelência artística e tecnológica da produção, foi realizada uma extensa pesquisa de campo, que incluiu a seleção de referências bem-sucedidas da animação cinematográfica. Destaque também para a contribuição da produtora Vetor Zero I Lobo, que já conta com um histórico de sucesso neste segmento.
Ficha Técnica
Cliente: TAM Linhas Aéreas S/A
Produto: Institucional
Título: Vídeo Safety
Duração: 17 X 2’
VP de Criação: Rui Branquinho
Diretor–geral de Criação: Flávio Casarotti
Direção de Criação: Alexandre Arakawa
Criação: Alexandre Arakawa / Érika Mateos/ Dalton Uehara
Redator: Érika Mateos
Atendimento: Alessandro Cardoni / Fernanda Ricci / Ana Carolina Andrade
Cliente: José Racowski, Fernanda A. Rodrigues e Juliana Casemiro
RTV: Nicole Godoy/ Monica Andrade
Produtora: Vetor Zero
Direção: Gabriel Nobrega e Marisa Ditleff
Supervisão de CG: Marisa Ditleff
Produção executiva: Alberto Lopes e Sérgio Salles
Atendimento: Márcia Guimarães
Coordenação: Cris Santos
Design personagens: Marcos Llussa, Fernando PQ e Renan Nuche
Modeling: Rafael Martinez, Daniel Ho, Guto Sposito e Bruno Sader
Rigging: Daniel Ho, Vivi Adade e Sergio Gorgueira
Animação: Helio Takahashi, Marco Antonio Trandafilov, Ivan Olviedo, Guilherme Gubert, Abner Cirelli, Jason Tadeu Oliveira, Adrianus Cafeu, Iara Furuse Abigalil, Marisa Ditleff
Texturing: Janna, Paula Nobre
Rendering: Patricia Lobo Mauricio Pirillo
Finalização: Fabiana Serpa e Carlos Campo Jr
Produtora de Som: Trahlahlah
Produtor: Dante Savi
Locutores: Maristane Drescht (Português) Jason James Bermingham (Inglês) e Meko Buitrago (Espanhol)
Atendimento: Raquel Alves
Mês de Produção: Dezembro/ 2012
You completed a number of fine points there. I did a search on the subject matter and found mainly people will agree with your blog.