………….Após a proibição das vendas de chip em 2012, a TIM anunciou um investimento de 10,7 bilhões em melhorias até 2015. Para justificar o valor investido e para dar credibilidade a propostas à operadora lançou um novo comercial com Luciano Huck onde ele convida a população a acompanhar o site “Portas Abertas”.
………….A estratégia utilizada pela TIM não é novidade no mercado, nos anos 80 a atriz Michelle Pfeiffer com a marca Lux Luxo, nos anos 90 Cindy Crawford com a marca Rolex já utilizaram essa mesma estratégia. No mercado atual as marcas utilizam essas personalidades para emprestar sua credibilidade a marca ou até mesmo a campanha como é o caso da TIM.
………….Apesar de ser uma receita pronta e certa esse tipo de estratégia tem um alto custo, em algumas campanhas já tivemos cifras milionárias para a empresa associar sua marca a uma celebridade. Um bom case é Cerveja Devassa que pagou cerca de R$ 700 mil para ter como representante Paris Hilton e o resultado não poderia ser melhor, em um mês alcançou 1 ponto percentual de market share, o que representa 120 milhões de litros, foram 44.994 tuítes “#bemmisteriosa” e gerou aproximadamente R$ 20 milhões em mídia espontânea. (fonte: http://www.gm.org.br)
………....Infelizmente associar a marca a uma pessoa não é garantia de sucesso, quando a marca se aproveita da credibilidade da personalidade ela também associa ao insucesso que essa celebridade venha a ter, um case recente é o caso do atleta Oscar Pistorius que é acusado de ter premeditado o assassinato de sua namorada, esse tipo de notícia reflete negativamente na marca, e mesmo com a decisão da Nike de suspender seu contrato isso não diminuiu o impacto.
………….Na escolha de uma celebridade é importante avaliar não apenas o sucesso midiático, mas também o quanto essa personalidade está engajada com seu público, a identificação do seu público com a celebridade deve ser imediata, pois quando causa dúvida é provável que a campanha não tenha o retorno esperado. O sucesso da campanha não depende apenas da celebridade, mas também da estratégia de posicionamento que essa celebridade venha a ter dentro da campanha.
………….Quando a marca decide se associar a uma personalidade ela assume um alto risco, mas por outro lado consegue atingir uma grande parcela do seu público que consequentemente se reverte em vendas. Essa receita não é nova, mas feita com cuidado, dá certo.
Por: Rafael Koshima


0 comentário em “Tim usa credibilidade de Luciano Huck”