Ações Marketing

Tim usa credibilidade de Luciano Huck

huck

………….Após a proibição das vendas de chip em 2012, a TIM anunciou um investimento de 10,7 bilhões em melhorias até 2015. Para justificar o valor investido e para dar credibilidade a propostas à operadora  lançou um novo comercial com  Luciano Huck onde ele convida a população a acompanhar o site “Portas Abertas”.

………….A estratégia utilizada pela TIM não é novidade no mercado, nos anos 80 a atriz Michelle Pfeiffer com a marca Lux Luxo, nos anos 90 Cindy Crawford com a marca Rolex já utilizaram essa mesma estratégia. No mercado atual as marcas utilizam essas personalidades para emprestar sua credibilidade a marca ou até mesmo a campanha como é o caso da TIM.

………….Apesar de ser uma receita pronta e certa esse tipo de estratégia tem um alto custo, em algumas campanhas já tivemos cifras milionárias para a empresa associar sua marca a uma celebridade. Um bom case é Cerveja Devassa que pagou cerca de R$ 700 mil para ter como representante Paris Hilton e o resultado não poderia ser melhor, em um mês alcançou 1 ponto percentual de market share, o que representa 120 milhões de litros, foram 44.994 tuítes “#bemmisteriosa” e gerou aproximadamente R$ 20 milhões em mídia espontânea. (fonte: http://www.gm.org.br)

………....Infelizmente associar a marca a uma pessoa não é garantia de sucesso, quando a marca se aproveita da credibilidade da personalidade ela também associa ao insucesso que essa celebridade venha a ter, um case recente é o caso do atleta Oscar Pistorius que é acusado de ter premeditado o assassinato de sua namorada, esse tipo de notícia reflete negativamente na marca, e mesmo com a decisão da Nike de suspender seu contrato isso não diminuiu o impacto.

………….Na escolha de uma celebridade é importante avaliar não apenas o sucesso midiático, mas também o quanto essa personalidade está engajada com seu público, a identificação do seu público com a celebridade deve ser imediata, pois quando causa dúvida é provável que a campanha não tenha o retorno esperado. O sucesso da campanha não depende apenas da celebridade, mas também da estratégia de posicionamento que essa celebridade venha a ter dentro da campanha.

………….Quando a marca decide se associar a uma personalidade ela assume um alto risco, mas por outro lado consegue atingir uma grande parcela do seu público que consequentemente se reverte em vendas. Essa receita não é nova, mas feita com cuidado, dá certo.

Por: Rafael Koshima

Anúncios

Analista de Marketing, formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), com MBA Gestão Empreendedora de Negócios pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC). Trabalha há cinco anos no mercado de Marketing atuando em vários mercados. Como hobby gosta de leituras, filmes, viagens, cerveja, amigos, musicas e festa.

0 comentário em “Tim usa credibilidade de Luciano Huck

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: