………A campanha “Tenha sua primeira vez com Devassa” foi ao ar no dia 14/01/2013 para anteceder o mês do carnaval, além da TV outras mídias também foram utilizadas como: anúncios impressos, ações online, material de ponto de venda, merchandising e spots para rádio. A protagonista do comercial foi atriz Alinne Moraes. O enredo da campanha conta a história do personagem “Deco Silva” que posta em sua rede social que terá sua primeira vez. Nos instantes finais, a Alinne Moraes aparece e declara: “A Devassa te pega pelo colarinho, te seduz pelo aroma e te dá água na boca”.
………Após sete dias com a campanha no ar o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) recebeu denuncias questionando a “associação da cerveja à iniciação sexual” e proibiu à veiculação do comercial. Mas nessa semana, mais precisamente no dia 16/03/2013 o CONAR negou o pedido de suspensão e autorizou o comercial na TV e na internet.
………Para quem está no mercado publicitário o nome CONAR não é estranho, no site do órgão regulamentador há uma descrição: “nasceu de uma ameaça ao setor: no final dos anos 70, o governo federal pensava em sancionar uma lei criando uma espécie de censura prévia à propaganda” e diante disso criou “autorregulamentação, sintetizada num Código, que teria a função de zelar pela liberdade de expressão comercial e defender os interesses das partes envolvidas no mercado publicitário, inclusive os do consumidor”.
………No próprio site é possível ver estatísticas do ano de 2012 em que mostra que foram feitas 1618 denuncias por consumidores e 176 por “autoridades”, num total de 357 processos. Em uma conta simples é possível notar que para cada processo 5 pessoas/autoridade denunciou as campanhas.
………Há pouco tempo atrás Renan Calheiros assumiu a presidência do Senado e uma petição de 1,6 milhão de adesões pedia a sua saída. Agora a pergunta que não quer calar: Porque para proibir uma campanha publicitária são necessárias 5 denúncias enquanto que para tirar um político do poder precisa-se de mais de 1,6 milhão? (lembrando que mesmo com 1,6 milhão de votos Renan Calheiros continua como presidente do senado).
………Como base na própria definição do CONAR onde consta que o objetivo do órgão é “zelar pela liberdade de expressão comercial”, o que estamos vendo é que o órgão simplesmente proibi algumas campanhas sem ter ao menos uma quantidade razoável de denuncias, além disso, a TV é livre e qualquer pessoa tem o direito de assistir o que lhe convém, num mundo onde o acesso a qualquer tipo de informação está livre na internet, acredito que não seria impróprio qualquer tipo de veiculação na TV. Ou estou enganado?
Por: Rafael Koshima
veja o vídeo abaixo:


0 comentário em “Comercial da Devassa com “primeira vez” é absolvido no Conar”