Marketing

BC aumenta taxa de juros Selic pela primeira vez desde julho de 2011

selic

…………Nesta quarta (17) o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa básica de juros (Selic) em 0,25 ponto percentual, 7,55% ao ano. O último aumento da taxa Selic foi em julho de 2011 quando foi de 11,92% para 12,17%. A alta foi estimulada pelo alto nível da inflação e a dispersão de aumentos de preços dos últimos meses.
…………Alguns leitores irão perguntar: -Porque um texto sobre taxa selic? A taxa selic é referência para as taxas cobradas pelos bancos de seus clientes e desde o ano passado o indicador serve também para medir o rendimento da caderneta de poupança, além disso, é o controlador da economia nacional.
…………Em janeiro a taxa chegou à 7,12% a menor taxa desde 1996, ano que foi criado o Copom (Comitê de Política Monetária). A diminuição da taxa de juros tem como objetivo desestimular a compra de títulos públicos Brasileiros pelos bancos e investidores, com a diminuição da taxa Selic os títulos brasileiros ficam menos interessantes e assim os bancos aumentam o crédito para a população que por sua vez aquece o mercado.
…………Com o aumento da Selic a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lamentou dizendo que “reconhece a importância do controle da inflação, mas lamenta que ao elevar a taxa Selic em 0,25 ponto percentual o Copom tenha optado pelo caminho de combate a alta inflacionária com maiores danos a atividade produtiva”. Com o aumento da Selic os títulos públicos ficaram mais interessantes, sendo assim os bancos diminuem o crédito para o consumidor, para comprar títulos públicos ou fazer investimentos mais atraentes.
…………Quem está no mercado deve se atentar a mudanças na economia, pequenas alterações podem causar diferença em resultados de vendas, metas e principalmente produção. Quando se altera a taxa Selic é um sinal de que a economia de modo geral está sofrendo grandes modificações, e no futuro poderá haver mudanças que irão afetar diretamente seu trabalho ou empresa.
…………Devido a essas últimas crises financeiras o governo foi forçado a diminuir a Selic para aquecer a economia, assim ele estimula o mercado a aumentar o consumo. Desta vez o aumento da Selic foi necessário para que a inflação fosse controlada, com aumento da Selic o governo desestimula o consumo para diminuir a oferta e consequentemente controlar a inflação, é importante ver quais consequências isso pode trazer para sua empresa ou para você.

Por Rafael Koshima

Analista de Marketing, formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), com MBA Gestão Empreendedora de Negócios pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC). Trabalha há cinco anos no mercado de Marketing atuando em vários mercados. Como hobby gosta de leituras, filmes, viagens, cerveja, amigos, musicas e festa.

0 comentário em “BC aumenta taxa de juros Selic pela primeira vez desde julho de 2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: