Marketing

Blog corporativo, como começar?

Social media signs

 

…………Já foi o tempo em que ter um site já bastava para estar presente no meio digital, hoje o mundo digital é compartilhar, criar conteúdo, colaborar, é oferecer algo diferente para ter relevância dentro do meio digital. Sites com conteúdo institucionais já não basta, falar sobre você é importante, mas estar próximo do seu público é mais importante. Estar presente nas redes sociais é essencial para quem quer ser encontrado e compartilhado, além disso, ajuda a aumentar sua relevância dentro dos mecanismos de buscas.

…………Oferecer para seu cliente um conteúdo de relevância faz com que seus clientes estejam ainda mais engajados com sua marca, criando assim uma nova forma de fidelização. Neste texto darei algumas dicas para que você consiga criar e administrar seu blog de forma eficiente e que você otimize seu tempo e principalmente fortaleça sua marca dentro dos meios digitais. Não se engane, você não é jornalista, a verdade às vezes pode prejudicar sua marca, não pense apenas na informação, pense principalmente em posicionamento.

…………O primeiro passo para criar seu blog é escolher qual a melhor plataforma para seu blog, hoje existem muitas opções, as mais conhecidas são WordPress e Blogspot, ambas tem qualidades e defeitos, mas cada uma delas tem características que podem fazer diferença dependendo do seu objetivo. Abaixo vou dar algumas vantagens de cada plataforma:

  • WordPress: Essa plataforma é mais completa, para quem procura personalização é a plataforma perfeita, além disso é possível fazer com que ele tenha o dominio da sua empresa: ex: http://www.suaempresa.com.br/blog , outro grande diferencial são os plugins ele conta com uma lista imensa de plugins de fácil instalação para deixar o blog da forma que você quiser. É importante destacar que ele é uma plataforma com nível maior de dificuldade, para quem não tem conhecimento técnico vai encontrar grande dificuldades.
  •  Blogspot: Essa plataforma vem na contramão do wordpress, ela é fácil de usar, suas funcionalidades são simples, o painél intuitivo além de pertencer ao Google o que pode ajudar você na hora de divulgar seu conteúdo. Por outro lado a personalização é restrita, há poucos templates, a forma de edição é bem limitada.

…………Apesar de parecer simples é importante que você já tenha um planejamento e saiba o que está buscando com o blog, se você pertence a uma grande empresa e o layout é importante para o posicionamento escolha o wordpress, além disso, com ele você conseguira sempre estar de acordo com a identidade visual da sua empresa. Se você é uma empresa menor e está procurando estar mais bem posicionado dentro do mundo digital, a melhor escolha é o blogspot, por ser desenvolvido pela google ele “conversa” com o buscador Google, sendo assim a indexação é mais rápida e eficaz.

…………Agora vem a parte mais importante, o conteúdo. Todos nós sabemos que criar conteúdo próprio é importante, mas e quem não tem disponibilidade para criar seu próprio conteúdo? A dica para você que não tem tempo é mesclar o conteúdo, criar conteúdo próprio é importante para imagem da sua empresa e mostra mais credibilidade ao seu blog, para você que não tem tempo procure postar notícias que estão no cotidiano dos seus clientes, em alguns momentos pode parecer que seu conteúdo não faz sentido, mas se tem a identificação do seu público o resultado é positivo. Fique sempre de olho nas notícias da sua cidade ou notícias que tenham grande aceitação do seu público, você pode usar fatos e acontecimentos para atrair mais público para seu blog.

…………Com a plataforma e o conteúdo definido é hora de divulgar seu blog, para começar sempre coloque tags em seus posts, as tags vão ajudar os buscadores encontrar seu blog com mais facilidade, mas cuidado, não coloque palavras aleatórias, pois os buscadores identificam e acabam “evitando seu blog”. Outro passo importante é manter as postagens no blog constante, isso ajudará na indexação de seus posts e consequentemente seu blog terá uma melhor posição nos buscadores. Para finalizar se atente ao compartilhamento, faça com que seus post sejam fáceis de compartilhar, coloque botões no post e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

…………Seu blog não vive sozinho, por isso de atenção as outras mídias sociais, faça com que suas redes trabalhem juntas, uma acaba ajudando a outra a ser ainda mais eficaz. Um bom exemplo é o Google Plus, apesar de ser uma rede social que não tem grande aceitação ela ajuda seu post a aparecer com mais facilidade no Google. O blog é uma ferramenta do meio digital, por isso, use todas as ferramentas para conseguir resultados ainda mais eficazes.

 

Por: Rafael Koshima

Analista de Marketing, formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), com MBA Gestão Empreendedora de Negócios pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC). Trabalha há cinco anos no mercado de Marketing atuando em vários mercados. Como hobby gosta de leituras, filmes, viagens, cerveja, amigos, musicas e festa.

0 comentário em “Blog corporativo, como começar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: