Skip to content

Campanha Projeto Bengala Verde conscientiza sobre a baixa visão

maio 15, 2015

Para impulsionar o Projeto Bengala Verde, o Grupo Retina realiza no próximo sábado (16 de maio), às 10h, a Caminhada da Bengala Verde – Movimento pela conscientização da Baixa Visão – uma grande ação que reunirá pessoas com baixa visão, usuários da bengala verde. Os participantes se concentrarão no Parque Trianon, na Avenida Paulista, e terão como objetivo chamar a atenção da população para esse tipo de deficiência visual. Esta é a segunda etapa do Projeto Bengala Verde iniciado em dezembro de 2014 pelo Grupo na ocasião do lançamento da bengala de cor verde para identificar as pessoas com baixa visão. De acordo com a presidente do Grupo Retina, Maria Julia da Silva Araújo, a caminhada será intensa, pois reunirá muitas pessoas que já utilizam a bengala desta cor.

imagem_release_421331

Essa nova caminhada conta com campanha criada pela agência  Lew’Lara\TBWA. A comunicação é composta de material de PDV (pôsteres, folhetos etc.), que será distribuído no evento; e ações nas mídias sociais, que utilizarão as marcações #bengalaverde #eunaosoumaleducado #eutenhobaixavisao. Para o presidente da agência, Marcio Oliveira, “colaborar com uma ação como essa é gratificante tanto no aspecto pessoal quanto no criativo, pois as peças que criamos, além de informar o problema, faz um convite à reflexão sobre o difícil dia-a-dia das pessoas com deficiência visual”, diz.

A campanha é educativa e relata as situações rotineiras e involuntárias de quem sofre de baixa visão, que são inadmissíveis para quem tem a visão normal: chutar um cachorro, trombar com uma criança, derrubar objetos, ignorar um conhecido na rua etc. E o erro de julgamento que pode vir a acontecer foi a inspiração para o conceito da comunicação: Eu não sou um babaca. Eu tenho baixa visão. “Um dos pontos mais importantes da campanha foi mostrar como podemos diferenciar quem tem baixa visão de alguém que está sendo mal intencionado”, explica Marcio Oliveira.

imagem_release_421332

Além da distribuição de material informativo sobre a doença, a caminhada contará com algumas bengalas verdes que poderão ser adquiridas pelo valor de R$ 60. “A bengala verde já é utilizada em países como Argentina e México para identificar os indivíduos que possuem baixa visão. Por isso é muito importante reforçarmos a sua utilização no Brasil para ajudar ainda mais as pessoas e evitar que elas passem por dificuldades e constrangimentos nas suas atividades diárias”, alerta Maria Julia.

imagem_release_421343

Sobre a baixa visão e o Projeto Bengala Verde

A bengala da cor verde foi lançada pelo Grupo Retina para diferenciar as pessoas com baixa visão das que possuem visão zero. A baixa visão ou visão subnormal é um problema oftalmológico que faz a pessoa enxergar bem menos, mas que não chega a deixá-la cega. No Brasil, mais de 6,5 milhões de indivíduos com alguma deficiência visual. Desse total, cerca de 529 mil são cegos e mais de 6 milhões possuem uma grande dificuldade permanente de enxergar, que é a baixa visão (dados IBGE).

Além das dificuldades em lidar com a doença, os indivíduos com baixa visão passam por situações constrangedoras constantemente. “Temos dificuldade em reconhecer fisionomias, ler placas de ruas, letreiros de ônibus e atravessar as ruas. O campo visual restrito dificulta a locomoção e ficamos muito propensos a trombadas e tropeços. Em certos casos, o excesso ou a falta da claridade também prejudica”, explica Maria Julia, que possui retinose pigmentar.

Para saber mais informações sobre a baixa visão e o projeto Bengala Verde, acesse: http://www.gruporetina.org.br/bengalaverde.htm

 

Ficha técnica

Agência: Lew’Lara\TBWA

Cliente: Grupo Retina

Produto: Projeto Bengala Verde

Título: Eu não sou um babaca

CCO: Manir Fadel

VP de criação: Felipe Luchi

Criação: Ulisses Razaboni, Leandro Pinheiro e Guilherme Manzi

Atendimento: Maria Pestana, Ricardo Barros, Fernanda Souza

Planejamento: Renata D’Avila

Mídia: Luis Ritton

Produção gráfica: Marcos Pedra, Alexandro Coelho

Aprovação cliente: Rodrigo de Carvalho

Serviço:

Caminhada da Bengala Verde – Movimento pela conscientização da Baixa Visão

Data: sábado, 16/05/2015

Horário: das 10h às 12h

Ponto de encontro: Av. Paulista, em frente ao Parque Trianon (entre Rua Peixoto Gomide e Alameda Casa Branca)

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: