Skip to content

Inédito no Brasil, o projeto de Segunda Tela de “EX4GERADO”, da Vivo, atinge mais de meio milhão de acessos

julho 27, 2015

EX4GERADO, branded content da Vivo criado pela Africa e lançado no dia 12 de junho, além de ser o filme publicitário mais visto da história do YouTube Brasil – com mais de 31,5 milhões de visualizações –, tem outro destaque: a versão interativa em segunda tela da campanha, desenvolvida pela Africa em parceria com a agência Wunderman, atingiu mais de meio milhão de visitas em sua página em apenas três semanas.

“A Vivo atua com o objetivo de inovar e criar conteúdos diferenciados, mostrando o poder da conexão. A iniciativa de capitanear o primeiro projeto transmídia de storytelling no País é mais um exemplo de como tangibilizamos este compromisso”, afirma Cris Duclos, diretora de Imagem e Comunicação da Vivo.

Na experiência interativa, o smartphone do usuário se transforma no celular utilizado pelo Cupido do filme EX4GERADO, virando um espelho do mesmo.

“Para que a experiência do público também seja ‘exagerada’, as pessoas podem sincronizar o seu próprio celular com o filme para acompanhar a história simultaneamente em duas telas, participando ativamente dela”, explica Eco Moliterno, VP de criação da Africa.

“E, além de enxergar nessa segunda tela o mesmo que o Cupido estava vendo durante as missões, em alguns momentos elas ainda podem interagir com a história usando o celular. Tudo isso criando uma ação que amplia o filme para além do YouTube”, complementa.

Com a tecnologia WebRTC, usada para sincronizar a tela do computador com dispositivos móveis, a experiência de segunda tela a partir do filme permite que o público interaja com a narrativa pelo celular, diretamente.

“A grande diferença é que como esta tecnologia chegou aos navegadores há pouco tempo, os usuários não precisam instalar aplicativos, programas ou fazer configurações complexas. Ou seja, conseguimos impactar um número maior pessoas, que não precisam ser necessariamente heavy users”, comenta Bruno Mosconi, diretor de tecnologia da Wunderman.

Outro desafio no desenvolvimento do projeto foi compatibilizar o processamento muito inferior dos smartphones em relação aos computadores, quando se trata de animações. Isto demandou a readaptação da forma como imagens, sons e vídeos gerenciados, garantindo a qualidade da experiência.

“A ousadia de lançar um projeto com tecnologia nova foi um grande desafio. A dedicação para homologar no maior número possível de navegadores e suas respectivas versões e, ainda, proporcionar ao usuário uma experiência participativa com o filme também foi desafiadora para todos envolvidos no projeto”, analisa Guilherme de Oliveira, produtor digital da Africa.

A experiência está disponível no site www.vivoexagerado.com.br. Basta sincronizar o smartphone com o desktop por meio do browser. Enquanto o filme passa na tela do computador, o usuário recebe as informações adicionais e interage com a narrativa pelo celular.

Ficha técnica:

Cliente:  Africa / Vivo

Produto: 4G

Agência: Wunderman

Título: Vivo Exagerado – Segunda Tela

Diretor geral: Caio Bamberg

Diretora de grupo de conta: Tatiana Magliari

Diretora de atendimento: Leticia Costa

Gerentes de projetos: Marcia Sumie e Igor Andrade

Diretor de tecnologia: Bruno Mosconi

Gerente de tecnologia: Rafael Fragoso

Coordenador de frontend: André Mattos

Coordenador de backend: Lucas Bertin

R&D (Research and Development): Lucas Bertin, Jack Lee, Thiago Carreno, André Mattos

Desenvolvedores: Lucas Bertin, Jack Lee, André Mattos, Fernando Basílio, Thiago Carreno, Glauco Yano, Caio Bassetti, Laércio Vacca

Quality assurance: Marcia Sumie

Coordenador de motion design: Diogo Mangiacavalli

Motion designer: Rogê Rodrigues

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: