Skip to content

Museu do Futebol comemora sete anos

setembro 30, 2015

Museu do Futebol Sala_das_Copas_do_Mundo_

O Museu do Futebol – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu – comemora sete anos de fundação e preparou uma programação especial para festejar a data. De 29 de setembro a 4 de outubro, o Museu terá entrada gratuita e diversas atividades como jogos educativos, oficinas e bate-papo com autor durante a semana.

“O Museu do Futebol é um marco na cidade e na história dos museus brasileiros. Celebramos sete anos com uma programação diversificada, criativa e atraente para todos os públicos, preparada por todas as equipes do Museu”, comenta Daniela Alfonsi, Diretora Técnica do Museu do Futebol.

Juntamente com as comemorações de aniversário, no dia 3 de outubro, o Museu recebe a segunda edição do projeto Sabor Paulista, evento gastronômico organizado pela Rede Globo, que oferecerá oficinas com chefs e culinaristas que são convidados a compartilhar histórias e receitas, além de diversas opções de food trucks na Praça Charles Miller, onde o Museu está localizado. Entrando no clima das comemorações de aniversário, o tema das opções servidas nos trucks bem como das oficinas será comidinhas de portas de estádios de todo o Brasil, exaltando a típica comida de rua. Estão previstos para o dia nove food trucks, uma bike e duas barracas.

Entre as oficinas gastronômicas, está a do Chef Homero Rodrigues Leite do Chef sobre Rodas – Pernil – com a oficina “Do Le Cordon Bleu ao Estádio”. Formado na escola de culinária francesa Le Cordon Bleu, em Paris, Homero é um apaixonado pela gastronomia. Sua dedicação e desejo por novos desafios o levaram para o outro lado do mundo, onde se especializou em culinária asiática no Willian Anglis College, na Austrália. De volta ao Brasil, Homero acrescentou aos seus conhecimentos os temperos da cozinha brasileira e sua paixão pelos sanduíches artesanais. Dessa mistura surgiu o Chef Sobre Rodas.

Já as oficinas educativas do Museu iniciam às 10h, no sábado (3) com história em quadrinhos, toy art para customização de jogadores de futebol e oficina de stencil, que ensinará às crianças participantes o que é a técnica por meio do uso de máscaras preparadas com o material.

À tarde, às 15h, haverá um bate-papo com os autores Alexandre Cavalo Dias, Weberson Santiago e Wander Antunes, sobre o livro: “Lembranças de Chuteiras”. A HQ conta, por meio da história pessoal de um jornalista esportivo, já no final da vida e que sofre do mal de Alzheimer, passagens marcantes do selecionado canarinho. A vida do cronista se confunde com a trajetória do Brasil durante as Copas. Mais cedo, às 10h, os autores Alexandre Cavalo Dias e Weberson Santiago, ministrarão uma oficina gratuita ao público sobre a elaboração de quadrinhos.

No domingo, dia 4, das 10h às 17h, acontecerão as oficinas de toy art, Flipbook, também conhecido como bloquinho animado, e a oficina Taumatrópio. A primeira é um modo rápido e fácil de fazer uma animação. A segunda é um brinquedo óptico inventado em 1824 que permite entender o conceito de persistência retiniana. Quando movimentamos o taumatrópio nosso cérebro faz a junção das duas imagens. Essa experiência é um dos princípios da animação. Os visitantes poderão experimentar o instrumento a partir de movimentos de um jogo de futebol.

Ainda no dia 04, às 11h, haverá a contação “Museu de Música e Futebol”. O Núcleo de Ação Educativa do Museu do Futebol criou a atividade por meio do qual o público conhecerá a aventura dos instrumentos musicais dentro de um museu e como uma grande festa musical se formou quando os instrumentos resolveram soar e relembrar melodias e canções de diversas partes do mundo!

No dia 04 celebra-se também o aniversário de dois anos do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), área responsável pela produção, pesquisa e gestão do acervo do Museu. O CRFB contempla também a primeira biblioteca pública especializada em futebol no Brasil, que hoje soma mais de 2.700 títulos. A visita ao CRFB é gratuita em todos os seus dias de funcionamento, de terça a sábado. Para comemorar, as equipes do CRFB e de educadores prepararam a versão virtual da exposição “Visibilidade para o Futebol Feminino”, a ser lançada na Plataforma do Google Cultural Institute no dia 04. A iniciativa é a quarta mostra virtual do Museu, que visa divulgar, na ferramenta, parte dos acervos digitalizados sobre o tema.

Desde sua inauguração, em 2008, o Museu do Futebol já recebeu mais de 2,5 milhões de visitantes. Só em 2014 foram mais de 419 mil pessoas. Recentemente ficou em sexto lugar na lista dos 10 melhores museus do Brasil, pelo site norte-americano TripAdvisor, um dos mais importantes sites especializados em viagens e turismo no mundo.  

Todas as atividades são gratuitas, bem como a entrada no Museu e a visita à exposição temporária Visibilidade para o Futebol Feminino.
PROGRAMAÇÃO:

03/10 – SÁBADO

Sabor Paulista

Food trucks, bikes trucks e barracas, com venda de comidinhas de estádios. Oficinas com chefs e culinaristas gratuitas.
Horário: 12h às 19h
Onde: Praça Charles Miller

Oficina de História em Quadrinhos

Os autores do livro “Lembranças de Chuteiras”, Alexandre Cavalo Dias e Weberson Santiago, ministrarão oficinas de elaboração de quadrinhos.

Horário: 10h às 14h
Onde: Sala Osmar Santos


Bate-Papo com os autores do livro “Lembranças de Chuteiras”

Bate-Papo com os autores Alexandre Cavalo Dias, Weberson Santiago e Wander Antunes sobre o livro: “Lembranças de Chuteiras” conta a história de um cronista esportivo fictício que, já no final da vida e doente, relembra com seus netos sua vida através de lembranças de algumas copas do mundo.

Horário: 15h às 16h
Onde: Auditório – 178 lugares

Oficina de Stencil

A oficina de stencil Kids ensinará aos participantes o que é o stencil, como as máscaras utilizadas são preparadas, como pintar com elas. Cada criança poderá pintar e levar para casa um cartaz tipo “lambe-lambe” com uma figura das máscaras disponíveis, e levará também um flyer informativo.

Horário: 10h às 17h
Onde: Sala Osmar Santos

Oficina Toy Art

Para esta ação, serão desenvolvidos toys em feltro, de jogadores de futebol e o público poderá customizar os uniformes.

Horário: 10h às 17h
Onde: Sala Osmar Santos

Programa de Acessibilidade do Museu do Futebol

Release: Na sala Grande Área, os educadores realizarão a mediação do acervo utilizando material de acessibilidade do PAMF (Programa de Acessibilidade do Museu do Futebol), mostrando ao público diferentes possibilidades de se trabalhar os conteúdos do futebol.Horário: às 13h30
Onde: Sala Grande área

Distribuição de Balões

Horário: 10h às 17h
Onde: Catraca de Saída

04/10 – DOMINGO

Oficina FlipBook

Flip book também conhecido como bloquinho animado é um modo rápido e fácil de fazer uma animação. Para realizar um movimento basta fazer um desenho diferente em cada página do bloquinho.

Horário: 10h às 17h
Onde: Sala Osmar Santos


Oficina Taumatrópio

O taumatrópio é um brinquedo óptico inventado em 1824 que permite entender o conceito de persistência retiniana. Quando movimentamos o taumatrópio nosso cérebro faz a junção das duas imagens. Essa experiência é um dos princípios da animação.

Horário: 10h às 17h
Onde: Sala Osmar Santos

Oficina Toy Art

Para esta ação, serão desenvolvidos toys em feltro, de jogadores de futebol e o público poderá customizar os uniformes..

Horário: 10h às 17h
Onde: Sala Osmar Santos

Mulheres de expressão

A atividade educativa será realizada na Grande Área e consiste em apresentar diversas fotografias de mulheres que marcaram o século XIX e XX. São artistas, pensadoras, militantes políticas, entre outras que, durante suas vidas, tornaram-se símbolo de resistência e questionamento do lugar da mulher na sociedade. Cada foto possui uma pequena biografia correspondente, mas cabe ao visitante descobrir a qual mulher o texto se refere. Além disso, o visitante pode escolher alguma mulher que ele considere importante para fazer parte da atividade, seja ela uma pessoa pública, uma amiga ou familiar. O objetivo desta atividade é, a partir dessa ação, conversar sobre a importância de cada mulher propondo a continuidade da reflexão por meio do acervo incorporado a exposição: Visibilidade Para o Futebol Feminino.Horário: 11h
Onde: Sala Grande Área

Contação de História “Museu de Música e Futebol”

Adaptação da obra “Quantas músicas tem a música? Ou Algo estranho no museu!”, de Teca Alencar de Brito. Nesta história, o público conhecerá a aventura dos instrumentos musicais dentro de um museu e como uma grande festa musical se formou quando os instrumentos resolveram soar e relembrar melodias e canções de diversas partes do mundo!

Horário: 14h
Onde: Sala Números e Curiosidades

Exposição virtual “Visibilidade para o Futebol Feminino”
A versão digital da exposição que foi um marco no Museu do Futebol, ao abrir a discussão sobre a trajetória feminina no esporte, será aberta na Plataforma Google Cultural Institute, no dia 04, e exporá fotos e vídeos do acervo digitalizado diretamente das coleções pessoais das atletas.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: