Skip to content

O Futebol e a Publicidade de Cerveja

junho 1, 2016

brahma-granja-comary

Sabemos que não se deve associar a imagem de bebida alcoólica com esporte ou qualquer ideia desse universo do saudável, não é mesmo? Por isto, as campanhas publicitárias das principais marcas de cerveja, que obviamente possuem como tema uma das grandes paixões nacionais, acabam por sempre explorar (talvez, por uma crise de criatividade eterna) principalmente três jeitos passar a mensagem: Machismo, Prazer em assistir o jogo e Explorar a imagem de ídolos.

O machismo é algo que já devia de ter sido abolido há bastante tempo. Usar o corpo da mulher como objeto de desejo, de venda, chega a ser criminoso. Apesar de ter avançado, nossa sociedade ainda é extremamente machista. Mulheres sofrem violência e até morrem por conta do machismo ainda nos dias de hoje. Por que não dar um fim de vez nas ideias dessa linha e contribuirmos para uma sociedade mais igual? Fica a sugestão. Além disso, comercialmente falando, o público feminino que consome cerveja e futebol é imenso, devemos o respeito necessário.

Diversão, alegria, descontração e tensão na hora de torcer pelo seu time do coração são aspectos emocionais bastante explorados em campanhas. É aquele momento de lazer e confraternização, com pessoas que você se identifica e gosta, estando em algum lugar agradável e propício, como o bar, o estádio, o sofá de casa, o churrasco com amigos. Algo que fuja da rotina “trabalho – casa, casa – trabalho” e que te faça, por aquele momento, esquecer os problemas e estresses cotidianos. Assim o consumidor é convencido de que aquele cenário é o melhor a ser vivido quando o assunto é acompanhar aquele jogão decisivo.

Outro meio de abordagem é utilizando grandes nomes do esporte como figuras protagonistas. Imediatamente acontece uma relação de admiração, que pode levar ao desejo de imitar gestos, falas e comportamentos dos ídolos. Mesmo que o protagonista não esteja claramente consumindo a cerveja, a ideia é de que ele consome e “Se ele consome, eu também vou consumir”. Assim o grande formador de opinião convence e faz com que seus seguidores também consumam tal marca. Quem não assemelha o Ronaldo com a Brahma? Quantos não bebem Brahma por que o Fenômeno veste a camisa e é Brahmeiro?

A publicidade brasileira é uma das mais criativas do mundo, não aprecie com moderação, mas esteja atento a todos os lances e não deixe de ser crítico em relação as mensagens oferecidas pra você. A construção de uma boa peça publicitária é o meio campo criativo, sem belas jogadas, não sai gol… Por isso, como bom admirador da publicidade, do futebol e da cerveja continuo acompanhando, torcendo e bebendo.

Gledson Neix
Diretor de Criação da Agência Enkel
Editor do blog Publicidade e Cerveja

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: