Skip to content

Heineken e o fim das campanhas machistas

junho 9, 2016

heineken-cliche-hed-2016

A Heineken lançou no dia 06 de junho a campanha The Cliché. Foi a campanha mais citada na internet. Basicamente consistia em três casais heterosexuais que jantavam e o homem era convidado a assistir a final da Champions League em uma festa da marca, porém deveria convencer a companheira a passar 4 dias em um SPA. Machista não? Não. Ao final eles eram surpreendidos por elas terem ido na verdade assistir o jogo direto de Milão. Com a assinatura Já pensou que ela pode gostar de futebol tanto quanto você?. Assista aqui.

O vídeo foi imensamente elogiado. Até a publicação de que supostamente teria sido feito com atores. Mas porque isso é tão relevante?

Porque foi uma propaganda ‘enganosa’ e ter passado a impressão de teria sido sido real? Talvez. Eu mesmo fui um dos convidados pela Heineken para assistir o jogo no evento, no Allianz Parque. Lá, centenas de convidados estavam presentes, e todos foram surpreendidos pelo vídeo ‘de forma verdadeira’. Não estou defendendo a empresa, apenas uma análise superficial.

Na minha opinião, o único ponto nesse aspecto que levo em consideração é de, se é que são atores contratados, não ter representação da diversidade racial. Mas a mensagem em si foi passada e de forma épica!

A Heineken (que é minha preferida) é uma das pouquíssimas cervejas que não utilizam o corpo da mulher como objeto de desejo para vender seu produto. É uma prova de que isso é desnecessário. O Machismo mata mulheres todos os dias em nossa sociedade e continuar com a exploração da imagem apenas reforça isso. Chega a ser criminoso.

Em um país que dias atrás uma jovem foi estuprada por 33 rapazes e que 1 mulher é estuprada a cada 3 horas, o mínimo que poderia ser feito era finalizar de vez com esse tipo de campanha. As cervejas poderiam dar início a extinção de campanhas machistas.

E quem disse que mulher não gosta de futebol? Gosta! E quem disse que mulher não gosta de cerveja? Gosta e muito! Um quarto do consumo no Brasil é feminino e em um país que consome 14 bilhões de litros por ano, é obrigação ser respeitado e considerado.

Parabéns Heineken, vocês mandaram muito bem! Sou fã.

Gledson Neix
Diretor de Criação da Agência Enkel
Editor do blog Publicidade e Cerveja

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. junho 14, 2016 11:44 pm

    Gledson é o cara!!! Parabéns, meu amigo!

    • junho 15, 2016 3:20 pm

      Valeu meu parceiro!!

    • maio 14, 2017 10:08 pm

      this look is INSANE. Everything from that GORGEOUS zac posen bag to the beautiful purple python pumps to the Almost Famous sheerling co3t….i&#a9;m obsessed with it all! stunning in every way. X

  2. maio 14, 2017 5:34 pm

    This site is like a claosrsom, except I don’t hate it. lol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: