Skip to content

Expansão da cultura “Faça Você Mesmo” aquece o mercado das cervejas

maio 17, 2017

O hobby de produzir cerveja em casa, também conhecido como homebrewing, vem cada vez mais conquistado novos adeptos, que estão transformando suas casas em laboratórios cervejeiros.

Muitos especialistas consideram que o Brasil está vivendo um momento semelhante ao boom das cervejas artesanais, que ocorreu em solo norte-americano na década de 1980. Para se ter uma ideia, o país, que tinha menos de uma centena de cervejarias saltou para cerca de 3 mil fábricas, sendo a maioria de pequeno porte, alcançando cerca de 10% do segundo maior mercado produtor de cervejas do mundo.

Fruto de um hábito antigo, iniciado com a chegada dos primeiros colonos ingleses nos Estados Unidos, a prática de fazer cerveja caseira se tornou uma questão cultural passada de geração a geração. Historiadores contam que a produção da bebida em casa no país já acontecia no século XVI e início de XVII. Só que a atividade foi proibida com a promulgação da lei seca em 1920 e legalizada em 1978, popularizando-se.

David Figueira (de xadrez), Elso Rigon (meio) e Alessandro Morais, do Lamas Brew Shop

Foram justamente os cervejeiros caseiros os grandes responsáveis pelo resgate da cultura cervejeira, o que deu certo. Hoje, estima-se que haja pelo menos 1,2 milhões de cervejeiros artesanais nos Estados Unidos, o que movimentou, somente em 2015, algo em torno de 22,3 bilhões de dólares.

No Brasil a prática possui um mercado com grande potencial. Prova disso, são os números que revelaram a forte tendência de consumo dos brasileiros. Em 2014, o país produziu 14 bilhões de litros de cerveja, faturando R$ 70 bilhões e ocupando o terceiro lugar no ranking mundial de fabricação da bebida, atrás apenas da China e Estados Unidos, e na 27ª posição mundial, com consumo de 66,9 litros por pessoa.

Números atualizados apontam que a produção artesanal hoje representa 1% do setor cervejeiro nacional, representando aproximadamente 91 milhões de litros anuais, mas, há estimativas que o país alcance 2% da fatia do mercado de cervejas em 10 anos. Tudo isso acontecerá, porque as pessoas passaram a buscar a experiência de consumo e produtos que tenham uma história, uma conectividade maior com os próprios gostos.

O ano de 2015 fechou com 372 cervejarias artesanais no país, com crescimento de 17% em relação a 2014. Além disto, nos últimos anos a taxa de crescimento vem acima de 50 novas cervejarias artesanais por ano, o que representa, em média, uma nova cervejaria por semana.

Estimava-se que em 2016 cerca de 60 novas cervejarias iniciaram a produção, o que levaria o país ao número de 432 cervejarias artesanais. A aposta para 2017 é de que este número chegue, a pelo menos, 500 cervejarias artesanais.

Um dado interessante é que, apesar do vasto território, 91% das micro cervejarias do Brasil estão localizadas apenas nas regiões Sul e Sudeste, concentradas em 6 dos 27 estados do país.

Atentos a esse mercado promissor com o surgimento de novas cervejarias, responsáveis pela produção das cervejas artesanais, o Lamas Brew Shop se posiciona estrategicamente na outra ponta, oferecendo matéria-prima de qualidade, equipamentos e conhecimentos para esses cervejeiros caseiros, considerando que não há limites para tentar combinações de ingredientes e técnicas.

A empresa está de olho neste mercado desde 2011, quando foi aberta a primeira loja em Campinas (SP). Hoje, a Lamas conta com mais dois espaços, um em São Paulo (SP) e outro em Belo Horizonte (MG), além de realizar vendas online, registrando um crescimento de 30% ao ano, com exceção de 2016 que foi 12%.

Ainda em 2016, o Lamas faturou R$ 12 milhões e pretende aumentar esse número com o lançamento de um clube de assinaturas para mestres cervejeiros e pessoas que desejam fabricar a bebida em casa.

“O Faça Você Mesmo está muito em alta. Há 10 anos, não tínhamos 200 cervejeiros caseiros no Brasil. Hoje estimamos em mais de 20 mil. Notamos um aumento significativo de mais lojas como a nossa. Como o Lamas também tem um setor atacadista, atendemos quase que a totalidade das mais de 100 lojas que existem hoje no Brasil. Há 3 anos, eram apenas 5. E não temos medo de falar que esse boom de novas lojas foi catalizado pelo sucesso do case Lamas”, conta David Figueira, do Lamas Brew Shop.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: