Skip to content

Brahma Extra lança Märzen Lager em evento na rua Alemanha

setembro 28, 2017

Ontem, 27, rolou um evento para convidados de lançamento da nova Brahma Extra Märzen Lager. E, advinha, nós estávamos lá!

Trouxeram toda a mística da Oktoberfest em pleno bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Uma festa regada a Brahma Extra e comidas típicamente alemãs. Não por acaso, o evento aconteceu na Rua Alemanha.

A decoração típica, garções e garçonetes também com roupas típicas e muita boa música durante toda o evento.

O mestre cervejeiro da Brahma,  Luciano Horn, fez as honras e conduziu a tradicional cerimônia de abertura da Oktoberfest abrindo o primeiro barril de chopp da novíssima cerveja da marca. E advinha quem pegou uma das primeiras canecas? SIM! EU!

Glé

Além disso, o garçom alemão Michael Sturm estabeleceu novo recorde mundial para o maior número de canecas de cerveja de 1 litro carregadas de uma vez e entrou para o Guiness Book no Oktoberfest Brahma Extra São Paulo. Em sua primeira das três tentativas permitidas pelo regulamento, Sturm optou por carregar 28 canecas para superar com folga as 25 do até então recordista e compatriota Oliver Strümpfel. A poucos metros do final, Michael Sturm caiu com todas as canecas e teve de ser atendido pelos médicos no local. Incentivado pelos gritos do público presente, ele retornou para uma nova tentativa. Com 26 canecas, totalizando 58,8kg, ele conseguiu percorrer a pista de 40 metros e colocar todas na mesa. Depois da análise da árbitra oficial enviada pelo Guiness Book, foi confirmada a quebra do recorde.

A identidade visual da nova Brahma Marzën é assinada pela Narita Design & Strategy.

Obrigado Brahma pelo convite! O evento foi demais!

O estilo Märzen

Nos primórdios das civilizações europeias, os povos da Bavária tinham dificuldade em controlar a qualidade de suas cervejas no verão. Eles não tinham o conhecimento que temos hoje e não sabiam que o inverno nos Alpes ajudava a manter uma vasta gama de micróbios longe da cerveja.

Então os cervejeiros da região criaram uma estratégia simples para resolver o problema: produziam somente entre o inicio de Outubro e o fim de Março, trabalhando extra no final do inverno europeu para criar estoques para o verão.

O nome da cerveja veio desta inusitada situação, Märzen significa Março em alemão.

Como Março era o ultimo mês de produção, todos os cervejeiros queriam limpar seus estoques de lúpulos para não perder dinheiro, ja que técnicas de armazenamento não eram conhecidas na região naquele momento da historia.

Então cada ano a quantidade de lúpulo adicionada nesta cerveja variava de acordo com estoque no final da temporada. Se o inverno não tivesse sido tão rigoroso e as vendas tivessem sido melhores, menos lúpulo estaria nos armazéns, e portanto, a cerveja seria menos amarga.

Agora se o inverno tivesse sido duro, a cerveja do verão seria bem mais lupada que o normal.
Infelizmente, temos apenas uma vaga ideia da composição da Märzen original. Provavelmente ela tinha um amargor perto de 40IBUs, provavelmente era uma cerveja bem encorpada, com uma cor âmbar, algo entre uma English Brow Ale, uma alterbier ou uma dunkel.

Depois da fermentação, a Märzen era armazenada em barris nas montanhas alemães, em armazéns muitas vezes cheios de gelo. Ela era liberada gradualmente a partir do final da primavera ou inicio do verão europeu.

O alto teor alcoólico, a alta acidez e o lúpulo, aliados com as condições ideais de armazenamento mantinham muito bem a cerveja e na verdade, ajudavam a melhorar o sabor com o passar do verão. Esta cerveja deveria ficar muito melhor no final do período de armazenamento, quando as notas do lúpulo ficavam mais sutis e o sabor do malte saltava um pouco mais.

Mas ao final de Outubro, depois da colheita dos grãos, o resto da Märzen deveria ser consumido para liberar os preciosos barris para receberem a nova produção. Combine esta necessidade com o fato que os alemães adoram uma festa, e voce tera o conceito da Oktoberfest surge naturalmente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: