Vídeos

Maquiagem invisível ajuda mulheres em entrevista de emprego

Entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, ao menos 13 milhões de brasileiros encontraram-se em situação de desemprego, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa crise no mercado de trabalho atinge de diferentes maneiras classes sociais, regiões e grupos específicos. Nesse sentido, a desigualdade de gênero aparece, ao serem as mulheres as mais impactadas pela falta de emprego no país.

Ao identificar que a vulnerabilidade, nesse período de recolocação, afeta profundamente a autoestima das mulheres, a Jequiti desenvolveu, em parceria com a agência BETC/Havas, a campanha Maquiagem Invisível, na semana em que foi celebrado o Dia do Trabalho. Marca e agência criaram uma maneira inusitada de fortalecer a autoconfiança dessas mulheres durante as entrevistas de emprego. Como? Utilizando-se de um efeito “placebo”: mesmo sem maquiagem, elas encontraram a confiança que precisavam.

“Muitas mulheres usam a maquiagem como uma ferramenta para se fortalecer. Mas, quando uma mulher se sente bonita, segura, poderosa e confiante, ela enxerga que só precisa de si mesma para vencer um obstáculo”, diz Monica Gregori, Diretora de Marketing da Jequiti. “A maquiagem se torna apenas um gatilho para ativar a força feminina, como um elemento extra nessa história. Tudo o que uma mulher precisa ela já tem. É essa mensagem que queremos deixar com a campanha”, comenta a diretora de comunicação da BETC/Havas, Camila Nakagawa.

Tamires Oliveira (25) e Letícia Franco (22) são mulheres que declaram usar maquiagem todos os dias, até mesmo para ocasiões básicas, como ir ao supermercado. Inclusive, compartilham que se sentem mais confiantes dessa maneira. Ambas buscam recolocação no mercado de marketing, há nove e seis meses, respectivamente.

Com ajuda da recrutadora Talenses, elas tinham entrevistas de emprego marcadas na agenda, mas demonstravam muita insegurança para esse compromisso. Por isso, foram convidadas por Jequiti e BETC/Havas a participarem de uma sessão completa de maquiagem, com uma única condição, a de não se olharem no espelho.

O resultado: ambas alcançaram um excelente desempenho durante as entrevistas. Mas o mais surpreendente ainda estava por vir. Tamires e Letícia não foram maquiadas em nenhum momento, apenas achavam que haviam sido. A diretora do filme, Georgia Guerra-Peixe (Joca), da produtora BossaNovaFilms, é quem dá a notícia as participantes. Surpreendidas pelo fato, aos poucos vão assimilando que não precisavam da maquiagem para se sentirem confiantes e se emocionam ao perceberem que isso já morava dentro delas.

Sob a mensagem: “Você só precisa de você mesma. Mas se precisar da gente, estamos aqui”, o filme de Jequiti pode ser conferido nas redes sociais da marca.

Ficha técnica:

Agência: BETC/Havas

Anunciante: Jequiti

Produto: Institucional

Título: Make Invisível

Duração: 2’54

Mídias/Território: Internet / Nacional

CCO: Erh Ray

Criação & Conteúdo: Rodolfo Barreto, Daniel Schiavon, Guilherme Possobon e Victor Castelo

Marcas & Negócios: Daniela Keller, Fernanda Modena e Isabella Peretto

Canais & Engajamento: Carlinha Gagliardi e Ariane Finavaro

Estratégia: Renata Bokel e Fabiana Franco

RTV: Mariane Goebel e Ana Lucia Marques

Produtora: Bossa Nova Films

Diretora: Georgia Guerra-Peixe (Joca)

Diretor(a) de Fotografia Filme: Arthur Rosa França

Áudio: Jamute

Aprovação do cliente: Antônio Monaco, Mônica Gregori e Vera Sousa

Anúncios

0 comentário em “Maquiagem invisível ajuda mulheres em entrevista de emprego

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: