Locais

Red Bull Station estreia exposições de letrista e de coletivo feminino em julho

No mês de julho, o Red Bull Station recebe duas exposições de artistas contemporâneos que se enveredam por temas, técnicas e estéticas bem distintos. Na galeria principal do prédio histórico do Centro, Filipe Grimaldi mostra o resultado de algumas de suas pesquisas sobre letras e grafia popular na mostra “Mapeamento Gráfico Popular”. O designer e professor encontrou símbolos da nossa cultura que se relacionam historicamente com as profissões de letrista, cartazista e pintor e, a partir desses símbolos e imagens, desenvolveu reproduções deles em pintura, cruzando elementos, criando gabaritos e alfabetos completos, além de obras autorais baseadas nesse conhecimento.

Escultura “Ponto do Papai”, de Bruna Braza, faz parte de ˜Proximidades Relativas˜ (Foto: Felipe Gabriel/Red Bull Content Pool)

Já a galeria transitória, no andar superior, exibe ˜Proximidades Relativas˜, mostra com fotografias, pinturas e esculturas feitas por artistas escolhidas pelo Coletivo Magenta, uma plataforma virtual com o intuito de trazer visibilidade a novas artistas mulheres por meio de um projeto de curadoria experimental. Assinadas por Bruna Braza, Flora Ramos, Julie Dias e Luisa Callegari, as obras apresentam diferentes pontos de vista e as trajetórias de cada uma, com suas posições políticas e proximidades estético-conceituais, reunindo sempre algo em comum entre si. Trata-se não somente de uma expo coletiva de mulheres, mas de uma mostra de artistas que buscam mover estruturas para criar espaços dentro de instituições culturais, não necessariamente recorrendo à temática feminina que se espera de seus trabalhos.

As duas exposições ficam em cartaz até o dia 04/08, com visitação gratuita.

SOBRE FILIPE GRIMALDI

Formado em design, é responsável pela direção do Atelier Sinlogo, uma das maiores referências em pintura de letra do Brasil. Ministra cursos em diversos SESCs do Estado de São Paulo como professor titular, além de ateliês práticos em outras instituições. Seus trabalhos podem ser vistos em muros, lousas, fachadas e milhares de placas que já rodam por aí.

SOBRE O COLETIVO MAGENTA
Trata-se de uma plataforma virtual que busca trazer visibilidade a novas artistas mulheres por meio de um projeto de curadoria experimental. O projeto nasceu e vem sendo criado a partir da percepção de quatro mulheres (Gabriela Costa, Georgia Ramos, Larissa Souza, Maria Silva Sousa e Rafaela Browne) que, inseridas no universo artístico, querem falar sobre si mesmas e seguir pensando o mundo enquanto terreno fértil para o desenvolvimento de suas criações.

Serviço:

“Mapeamento Gráfico Popular” e “Proximidades Relativas”
De terça a sexta, das 11h às 20h. Sábado, das 11h às 19h.
De 13/07 a 04/08. Local: Red Bull Station – Praça da Bandeira, 137, Centro.
Tel.: 3107-5065.
Classificação: Livre
Entrada gratuita

Anúncios

0 comentário em “Red Bull Station estreia exposições de letrista e de coletivo feminino em julho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: