Mundo cervejeiro

Dia mundial do queijo: Beer Sommeliere dá dicas de como harmonizar duas paixões dos brasileiros

A oferta cada vez maior de rótulos e estilos de cerveja – das mais leves e refrescantes até as mais amargas e alcoólicas – permite que os cervejeiros apreciem a bebida na companhia de uma das iguarias mais consumidas no planeta: os queijos. Mas antes de abrir as garrafas e preparar uma bela tábua recheada de pedaços de brie, parmesão e roquefort para celebrar o Dia Mundial do Queijo, comemorado no próximo domingo, 20, é preciso estar atento a algumas regras que levam em conta, justamente, a textura, a complexidade aromática e de sabores dos queijos, assim como sua maturação. O mesmo vale para as cervejas e seus diferentes perfis de corpo, sabor, amargor e diversidade de ingredientes e estilos.

De acordo com a Beer Sommeliere da Cervejaria Ambev, Carolina Loureiro, uma regra básica já pode ajudar aqueles que estão começando no mundo das harmonizações cervejeiras. “Como ponto de partida, vale a dica de que queijos leves pedem cervejastambém leves e refrescantes. Já queijos fortes se dão bem com cervejas mais amargas e mais alcoólicas. Existem outros critérios também importantes, mas começando por esses já possível ter uma infinidade de sensações em uma experiência deliciosa”, afirma.

A seguir, listamos as melhores sugestões de harmonização gastronômica entre queijos e cervejas:

– Dois dos queijos mais consumidos pelos brasileiros são muçarela e queijo prato, ambos permitem harmonização por semelhança com algumas cervejas igualmente leves. Por isso, as pilsen e as american lager são ótimas pedidas. Alguns rótulos indicados sãoSkol Puro Malte, Brahma, Original e Serramalte;

– Outros queijos bastante consumidos pelos brasileiros, são o brie e o camembert. Suas características fazem com que harmonizem com cervejas mais aromáticas e frutadas, como as cervejas de trigo, por exemplo. A Colorado Appia, Hoegaarden e Brahma Extra Weiss.

– Os queijos azuis, como a gorgonzola e o roquefort, também fazem parte do gosto dos brasileiros. Por isso, para harmonizar com eles, cervejas que equilibrem seus sabores seriam o ideal. Estilos como IPA e porter, cumpririam esse papel por serem cervejas mais alcoólicas e amargas. As sugestões seriam a Goose IPA, Colorado Demoiselle e Bohemia 838 Pale Ale.

0 comentário em “Dia mundial do queijo: Beer Sommeliere dá dicas de como harmonizar duas paixões dos brasileiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: