Novidades

Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta arrasta multidão no carnaval paulistano com o tema “Que País É Esse?” na celebração de 10 anos

O Acadêmicos do Baixo Augusta, um dos mais tradicionais blocos de carnaval de rua de São Paulo, reuniu uma multidão de pessoas em mais um desfile histórico realizado neste domingo, 24 de fevereiro, na rua da Consolação. Para celebrar uma década de ativismo cultural e ocupação do espaço público, o Bloco escolheu o tema “Que País é Esse?”, em homenagem a uma das músicas mais icônicas do rock nacional e tão atual agora quando na época que foi lançada. Em um país estimulado por discursos de ódio e desrespeito às diferenças, o desfile do Bloco buscou trazer reflexão sobre o autoritarismo e conservadorismo, mas sem deixar de lado boas músicas e muita folia.

Fundado em 2009, o Acadêmicos do Baixo Augusta desfilou neste ano com três trios, presença de banda, convidados especiais e, ao longo do trajeto, apresentações circenses da CIA BASE. Na primeira delas, em frente ao Cemitério da Consolação, dez artistas representando os 10 anos de história do Bloco, foram içados por um guindaste e, do alto, apresentaram os estandartes dos anos anteriores. Já na segunda apresentação, durante o show de Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e André Frateschi, quatro artistas desceram a sede do Baixo Augusta de rapel em uma performance estética de tirar o fôlego.

Festival de Pré-Carnaval
O desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta marca o fim do pré-carnaval paulistano. Entre os dias 03 e 22 de fevereiro, o bloco organizou uma intensa programação carnavalesca em parceria com os principais blocos da cidade, 10 no total, para ensaios abertos realizados na Casa do Baixo Augusta e na Praça da República e, só no primeiro fim de semana, reuniu mais de 40 mil pessoas.

O desfile

Um dos destaques do desfile deste domingo, 24 de fevereiro, foi a participação especial do trio Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e André Frateschi que resgatou hinos do rock and roll nacional encerrando com a música tema do desfile, “Que País é Esse”. Outros pontos marcantes do desfile foram a apresentação da cantora Maria Rita, que, entre diversas canções, emocionou o público cantando “Não Deixe o Samba Morrer”, canção composta por Edson Conceição e Aloísio Silva e gravada na voz de Alcione em 1975. Outro momento especial foi a apresentação de Fafá de Belém, que praticamente encerrou o desfile com chave de ouro.

Durante a apresentação de Maria Rita, a tarde ficou marcada também pela inauguração de mais um novo painel artístico na cidade. O mural é uma obra do grafiteiro Speto, que criou a “Mãe Protetora do Baixo Augusta”, inspirada no desconforto com as tensões vividas no interior da sociedade brasileira nos últimos tempos. A imagem da protetora contrapõe ao acirramento de disputas sociais e políticas, vai contra o discurso e a prática do ódio e do preconceito e emana, por meio de cores simples e vivas, proteção indeterminada.

Ao lado de Patricia Secchis e da banda do Acadêmicos do Baixo Augusta, Simoninha comandou momentos emocionantes com diversas convidadas especiais que abrilhantaram ainda mais o desfile do Bloco. Além de Maria Rita e Fafá de Belém, Mariana Aydar, Emanuelle Araújo e Tulipa Ruiz emprestaram suas vozes, beleza e brilho para animar o público, que, no fim da tarde, dançou, cantou e pulou embaixo de chuva.

Rainha em ato pela liberdade

O som na concentração teve início com o DJ Tatá Aeroplano, seguido de uma apresentação com os alunos da Academia de Bateria de Rua, um projeto encabeçado pelo Acadêmicos do Baixo Augusta que busca formar novos ritmistas. Antes de iniciar o cortejo do bloco, um Parabéns à você foi entoado em comemoração aos 10 anos do Acadêmicos do Baixo Augusta com a presença da Rainha do bloco Alessandra Negrini, que apresentou sua fantasia, segundo ela, “um mix de punk rock com a história do bloco”. A equipe responsável pelo figurino foi formada pela Flávia Brunetti (diretora de figurino), F. Kauallys, estilista em parceria com a Madame Sher, Walério Araújo responsável pelo adereço de cabeça e maquiagem por Natie Cortez. O desfile teve início às 16h, com o hino do bloco cantado pelo puxador Wilson Simoninha.

“É de se impressionar! É emocionante olhar de cima do trio e ver essa multidão presente para curtir e acompanhar o bloco! São dez anos de história, de muita luta para essa ocupação do espaço público. É muito gratificante ver o quanto evoluímos ao longo desses 10 anos. Que possamos seguir sendo referência quando falamos em resistência cultural e de ocupação do espaço público”, celebra Ale Natacci, presidente do Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta. “Só temos que agradecer!”, completa.

Sobre o Acadêmicos do Baixo Augusta

O Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta foi fundado em 2009 por uma turma de amigos que reunia moradores e entusiastas do bairro para celebrar sua diversidade e revitalização enquanto território livre para manifestações culturais alternativas e para a boemia. A história do Bloco se confunde com o processo de retomada do carnaval de rua da cidade. Com uma postura ativista diante da necessidade de lutar pelo direito ao lazer e ocupação das ruas, o Acadêmicos do Baixo Augusta se tornou o maior Bloco de carnaval de São Paulo com mais de 1 milhão de pessoas em seus desfiles. Para assegurar seu caráter público, gratuito e democrático, a brincadeira de amigos foi oficializada com a criação da Associação Cultural Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, ONG sem fins lucrativos que tem como missão promover a cultura, desenvolver e apoiar iniciativas de ocupação gratuita das ruas e de transformação da cidade.

Anúncios

0 comentário em “Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta arrasta multidão no carnaval paulistano com o tema “Que País É Esse?” na celebração de 10 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: