Eventos

Comida di Buteco 20 anos – Foi dada a largada!

SIGA: PUBLI_CERVEJA

De 12 de abril a 12 de maio acontece, Brasil a fora, o Concurso Comida di Buteco, que tem como missão “TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA”.

Em 2019 o Comida di Buteco comemora 20 anos. Duas décadas contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares, carinhosamente conhecidos como “butecos”. O concurso que teve origem em 2000 na cidade de Belo Horizonte, hoje cobre todo o país, é realizado em 21 cidades e desde 2016 elege também o MELHOR BUTECO DO BRASIL.

A grande novidade dessa edição é que todos os petiscos, no brasil inteiro, terão preço fixo de R$ 20,00 em comemoração aos 20 anos do Concurso.

Saiba mais sobre os nossos 20 anos de histórias…

Um movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz

Numa trajetória onde muitas histórias de vidas foram contadas e transformadas, o concurso já extrapolou sua natureza e se tornou um grande movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz. Ele é, propositadamente, realizado simultaneamente e na mesma época do ano (abril/maio) em todas as cidades, num esforço de demarcação de ABRIL como MÊS DO BUTECO NO BRASIL. E assim, valorizar e dar importância de calendário a esse ícone da sociabilidade brasileira: o Buteco.

Um modelo de NEGÓCIO DE IMPACTO

O mais importante aspecto do Comida di Buteco hoje é ter se tornado um NEGÓCIO DE IMPACTO, que tem o pequeno comércio familiar como matriz de uma corrente do bem que envolve : que começa no Buteco  que não paga para participar, tem a indústria como a grande  financiadora  ( patrocinadores ),   envolve o poder público, a partir da ampliação da atividade econômica do buteco( gera empregos, paga impostos, muitas vezes se legaliza , envolve  parceiros, imprensa e o público do Brasil inteiro. O mês do concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia em que o buteco está inserido.

O Comida di Buteco é o primeiro concurso do gênero no país.

Números dos 20 anos

  • 21 cidades de Norte a Sul do País
  • 163 mil butecos
  • 868 milhões de votos
  • 534 milhões de petiscos vendidos
  • 796 mil empregos gerados
  • 80 milhões de pessoas impactadas
  • 892 milhões em mídia espontânea

Eu fico muito impressionado com a capacidade que o Comida di Buteco tem que transformar a realidade das famílias daquele pequeno empreendedor do setor de bares e restaurantes, ajudando a construir um Brasil melhor.” (Paulo Solmucci – Presidente Nacional da Abrasel/Associação Brasileira de Bares e Restaurantes)

Sua mecânica

Elege-se o Melhor Buteco da cidade!

Na primeira etapa , em cada uma das cidades,  os  butecos  pré-selecionados apresentam os tira-gostos criados especialmente para a competição, sendo tema livre na edição 2018. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando 4 categorias ( petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida) . O petisco  leva 70%  do peso da  nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe 3 jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades ). Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de Julho.

 

Buteco com “u”, o perfil dos participantes:

Os estabelecimentos selecionados para participar são classificados pela organização do concurso como “ESPONTÂNEOS”:  estabelecimentos em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo à redes ou franquias e que muitas vezes se originou na própria casa da pessoa. Tem a identidade de seu proprietário e na maioria das vezes, outras pessoas da família do dono trabalham ali também.

 

A GEOGRAFIA BUTEQUEIRA DE NORTE A SUL DO PAÍS
     
REGIÃO SUDESTE
Minas Gerais Belo Horizonte
Juiz de Fora
Montes Claros
Uberlândia
Poços de Caldas
Vale do Aço ( Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano )
 
São Paulo São Paulo Capital
Campinas, Jaguariúna
Ribeirão Preto
São José do Rio Preto
Rio de Janeiro Rio Capital, Baixada Fluminense  

 

REGIÃO NORDESTE
Bahia Salvador e Lauro de Freitas
Pernambuco Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes
Ceará Fortaleza
 REGIÃO NORTE
Amazonas Manaus
Pará Belém e  Ananindeua
REGIÃO SUL
Santa Catarina FFLOFLORIANÓPOLIS
Rio Grande do Sul Porto Alegre e Canoas
Paraná Curitiba
REGIÃO CENTRO-OESTE
Distrito Federal Brasília, Guará, Aguas Claras, Taguatinga
Goiás Goiânia e Aparecida de Goiânia

Atratividade para as marcas

Pela sua legitimidade e abrangência nacional, além de ter como cenário o BUTECO, uma ocasião de consumo multicategoria tanto para produtos como serviços, o concurso Comida di Buteco não é apenas um evento – é uma PLATAFORMA de conexão das marcas junto aos consumidores. O público que participa do concurso tem como target e core a classe AB 25 a 49 anos (Fonte: Pesquisa Quantitativa Observatório – 2017).

Patrocinadores

As marcas patrocinadoras têm uma longevidade grande de permanência junto ao Comida di Buteco, seja pela abrangência da ferramenta como pelos resultados atingidos, tanto em termos de interação com os consumidores como pelas vendas no canal “butecos”, se é uma categoria com comercialização on premise. Dentre as marcas presentes no concurso, podemos registrar as principais:

BRF – Perdigão

Uma marca estreante como patrocinadora do concurso é a Perdigão, da BRF. Além de assinar como apresentadora do concurso em todo o Brasil, haverá o Desafio perdigão – os bares foram estimulados a participar, espontaneamente, de uma premiação paralela ao Comida di Buteco, criando um petisco com a calabresa Perdigão. Os petiscos do Desafio Perdigão serão avaliados pelos jurados do Comida di Buteco e haverá um buteco vencedor premiado em cada cidade, que receberá uma premiação em dinheiro.

 

Santander / Getnet

Outra marca que terá uma forte presença no Comida di Buteco é Santander. Esta iniciativa faz parte da estratégia de patrocínios do Banco, que tem como objetivo associar a marca Santander a renomados eventos de gastronomia, ser reconhecido como o Banco da Gastronomia e, principalmente, gerar negócios em toda a cadeia, desde o produtor rural, passando pelos restaurantes e bares, até o consumidor final.

“O Comida Di Buteco é um concurso democrático e que valoriza o potencial gastronômico regional presente em diversas cidades do país”, afirma Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander. “Dentro de nossa proposta de apoiar inovações empreendedoras e culturais, enxergamos a gastronomia como uma grande forma de expressão de nosso povo, além de representar uma cadeia geradora de empregos e renda.”

Durante o período do concurso, o Banco realizará diversas ações nos locais participantes, inclusive um jogo americano personalizado do Santander, e presença com destaque nas peças de merchandising presente em todos os “butecos”.

 

Coca Cola

Participando pela primeira vez do concurso, a marca estará presente em todas as cidades que realizam o Comida di Buteco de Norte a Sul do Brasil.

“A Coca-Cola acredita no poder que a comida tem de unir as pessoas. Nossa parceria com o Comida di Buteco reforça nosso propósito de promover e celebrar esses momentos de confraternização. Queremos estar cada vez mais presentes, facilitando a vida do consumidor e expandindo sua experiência com a marca.”

Raoni Lotar – Gerente Sênior Marca Coca-Cola

 

Cia Muller de Bebidas – Reserva 51

“A Cia. Müller de bebidas participa do Comida di Buteco pelo segundo ano consecutivo. Para a empresa, o projeto é uma oportunidade única de incentivar e patrocinar a cultura de boteco no país, reforçando suas origens e DNA brasileiro. Na edição de 2019, os bares participantes receberão materiais e descontos exclusivos dos rótulos de Reserva 51, além de ações promocionais para o consumidor como a compra do menu-degustação para ganhar um copo de dose personalizado.”

 

Mondeléz – Trident

“Pela sétima vez consecutiva, Trident apoia o Comida di Buteco, o concurso que elege os melhores “butecos” do país. Para a marca, esse é um canal que possibilita uma grande oportunidade de mostrar ao consumidor que a goma pode ser consumida em qualquer hora do dia ou ocasião, inserindo o chiclete cada vez mais no cotidiano do público. Além de também incentivar o potencial empreendedor desse segmento, exibindo mais uma opção de produto que pode fazer parte do negócio’’, declara Julia Salgado, gerente de Marketing de gomas da Mondelēz Brasil.

Trident também aproveita o momento para divulgar a nova linha Xfresh Crystals. A goma, recheada com cristais de refrescância, está disponível nos sabores menta e tangerina.

 

Além destas marcas, estarão presentes no Comida di Buteco 2019 – 20 anos:

Cerveja Oficial – Eisenbahn

Mc Cain

Lactalis – Président

Hypera – Zero Cal

LVMH – Chandon

Anúncios

0 comentário em “Comida di Buteco 20 anos – Foi dada a largada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: