SIGA NO INSTAGRAM: @PUBLI_CERVEJA
Conheça 5 curiosidades sobre esse tema tão polêmico no meio cervejeiro
- ESCOLHA DE INGREDIENTES ERA QUESTÃO DE JURAMENTO:Em 1487, um duque da Baviera exigiu que todos os cervejeiros de Munique fizessem um juramento público de obediência que dizia que só podia usar lúpulo, cevada e água na cerveja, ato que serviu de inspiração para a promulgação da Lei da Pureza (Reinheitsgebot).
- CONSEQUÊNCIAS ATÉ NO PREÇO:Anos mais tarde, outros duques estabeleceram a lei em 23 de abril de 1516, completando 504 anos hoje. A lei regulava, além dos ingredientes permitidos, o preço de venda da cerveja.
- ABENÇOADA SEJA A CEVADA E O LÚPULO:A lei se tornou a mais famosa referência sobre padronização de cerveja devido à abrangência territorial. Foi nesse período que se instituiu, definitivamente, a cevada e o lúpulo como ingredientes básicos da cerveja.
- O PÃO LÍQUIDO:Um fator que influenciou a lei foi a necessidade de conter o preço do trigo, pois a alta demanda pelo ingrediente estava deixando o pão mais caro. Em 1906, o trigo e a levedura passaram a ser incluídos no decreto.
- PARA TODA REGRA EXISTE UMA EXCEÇÃO:A lei perdeu força em 1987 quando cervejeiros apelaram à Corte, transformando-a em Vorläufiges Deutsches Biergesetzb (Lei provisória da Cerveja Alemã). Ainda com essas mudanças, os alemães continuaram fiéis à tradição, preferindo cervejas que seguem a Reinheitsgebot.
0 comentário em “Você sabia que hoje é o Dia da Lei da Pureza Alemã?”