Eventos

Balaclava Digital: Conheça os shows que fecham o festival online

SIGA NO INSTAGRAM: @PUBLI_CERVEJA

A partir da parceria entre a marca Heineken® e a plataforma de música Balaclava Records, a primeira edição do “Balaclava Digital” acontece entre os dias 19 e 25 de outubro, trazendo grande diversidade de conteúdo e uma extensa lista de atrações em uma programação 100% gratuita. Durante o final de semana do festival, dias 24 e 25 de outubro, das 19h até as 22h, artistas nacionais e internacionais de destaque na cena indie, apresentarão shows exclusivos em formatos especiais para o público conectado no canal da Balaclava Records na Twitch.

Sob curadoria de Fernando Dotta e Rafael Farah, sócios fundadores da Balaclava e idealizadores do projeto, os shows abordam diferentes sonoridades, além de evidenciar a plural cena musical contemporânea de diferentes gerações. Nas apresentações também será possível acompanhar encontros inéditos entre artistas nacionais, fortalecendo ainda mais as conexões da música independente do país. Nesses encontros, os artistas apresentam juntos músicas próprias e uma versão exclusiva.

Programação dos shows

24/10

Walfredo em Busca da Simbiose + YMA | 19 hrs

O primeiro show será do Walfredo em Busca de Simbiose, projeto audiovisual do produtor e guitarrista Lou Alves, que traz para suas músicas uma pegada de indie rock com dream pop. Ao lado da cantora YMA, apresentarão uma mistura da música pop com sintetizadores, trazendo um resultado sonoro único e instigante.

Fabiano do Nascimento | 19:30 hrs

O carioca Fabiano do Nascimento, violonista, compositor e produtor, se descobriu artista logo cedo, com influências de Baden Powell e João Gilberto. Fabiano ganhou destaque com suas habilidades no violão clássico e já dividiu palco com nomes como Hermeto Pascoal e Arthur Verocai. Neste ano, ele também participou do Tiny Desk Concert, icônico espaço de apresentações musicais da NPR Music.

Andy Bell | 20 hrs

Andy Bell é ex-integrante da famosa banda britânica Oasis, na qual fez parte de 2000 a 2009. Após esse período, o músico foi guitarrista do Beady Eye, ao lado de Liam Gallagher. Em 2015, retomou suas atividades com a banda inglesa RIDE, um dos ícones no gênero shoegaze, onde permanece até hoje. Andy apresenta também canções de seu primeiro álbum solo recém-lançado “The View From Halfway Down”.

SASAMI | 20:30 hrs

Sasami Ashworth, artista ativa na cena de Los Angeles há mais de 10 anos, ganhou a imprensa musical especializada por seu talento como compositora e sua voz, ganhando comparações como Mitski e Mazzy Star. Em 2015, começou a tocar na Cherry Glazerr, onde ficou até 2018, ano que decidiu sair do grupo e focar em sua carreira solo. Sasami apresenta um repertório baseado no álbum de estreia, “SASAMI” (2019) e uma versão especial de um clássico dos anos 90.

Apeles + Jup do Bairro | 21 hrs

Jup do Bairro, quando ainda estava na quinta arte, encontrou uma maneira de projetar suas experiências de vida a partir da música. Poderia assim manifestar as suas vivências com o seu corpo de mulher trans, preta, gorda e periférica. Jup também é apresentadora, ao lado de Linn da Quebrada, no programa “TransMissão” do Canal Brasil. Lançou o EP “CORPO SEM JUÍZO”em junho desse ano.

Ao seu lado está Apeles, pseudônimo de Eduardo Praça, músico e compositor com dois discos lançados, “Rio do Tempo” (2017) e “Crux” (2019), além de ser um dos fundadores das bandas Quarto Negro e Ludovic. Eduardo traz em suas referências o rock britânico e experimental de nomes como The Last Shadow Puppets e Slowdive.

Josyara + Scalene | 21:30 hrs

A banda Scalene, formada pelos irmãos Tomas e Gustavo Bertoni, está entre umas das principais bandas de rock nacional, contribuindo para a cena musical de forma autêntica e versátil, característica evidente no álbum “Respiro” (2019) onde o quarteto traz uma sonoridade que flerta com a MPB contemporânea.

Junto ao grupo de Brasília está a cantora e compositora baiana Josyara, que traz em suas composições um olhar sensível sobre seu cotidiano e sua história, embaladas por um violão percussivo e potente. Tem um disco solo lançado, o premiado “Mansa Fúria” (2018), e outro acompanhada de Giovani Cidreira, “Estreite” (2020).

25/10

Kiko Dinucci | 19 hrs

Abrindo a programação de shows do último dia do festival, Kiko Dinucci é Kiko é guitarrista e compositor, membro de bandas importantes da cena paulistana como Metá Metá e Passo Torto. Em janeiro de 2020, Kiko lançou seu segundo material, “Rastilho”, deixando de lado a guitarra elétrica do seu “samba sujo” para dar espaço ao violão.

BRVNKS | 19:30 hrs

BRVNKS, nome artístico da cantora e compositora Bruna Guimarães, lançou seu primeiro EP em 2016 intitulado “Lanches”, que traz referências de bandas clássicas dos anos 90. BRVNKS se apresentou no Lollapalooza Brasil em 2019, mesmo ano em que lançou seu primeiro álbum “Morri de Raiva” pela Sony Music.

Melkbelly | 20 hrs

Natural da cidade de Chicago, em suas primeiras músicas a banda explora a diversidade do rock underground com guitarras marcantes, com referências a nomes como Sonic Youth e The Breeders. Se destacando pela intensidade de todos músicos e liderado pela autêntica guitarrista e vocalista Miranda Winters, Melkbelly vem crescendo muito internacionalmente com seu álbum “PITH” (2020).

Mac McCaughan | 20:30 hrs

Considerado um dos heróis do indie norte-americano, Mac McCaughan é o frontman da banda Superchunk e um dos fundadores da gravadora Merge Records.

No repertório gravado para o festival, Mac apresenta clássicos de toda sua carreira, incluindo músicas de seu projeto Portastatic.

Giovani Cidreira + Jadsa | 21 hrs

Jadsa é compositora cantora, guitarrista e produtora musical natural de Salvador. Com influências do jazz, rock e música brasileira da década de 60 e 70, lançou seu primeiro EP nomeado “Godê” em 2015. Neste ano, apresentou o EP “Taxidermia Vol.1”, onde produziu todas as faixas ao lado do músico e produtor João Meirelles, do Baianasystem.

Também de Salvador, Giovani Cidreira é cantor, compositor e instrumentista, sendo um dos principais nomes do cenário da música na capital baiana. Em 2017, Giovani lançou seu primeiro disco, “Japanese Food”, com influências que vão de Clube da Esquina a Mac DeMarco. Desde então, lançou EPs em parcerias com Josyara, Mahal Pita e uma mixtape.

ÀIYÉ + Odradek | 21:30 hrs

Encerrando o festival, está ÀIYÉ, nome artístico de Larissa Conforto, baterista, cantora e compositora, que explora a música com influências de experimentações eletrônicas e tambores ancestrais. Lançou recentemente seu primeiro trabalho “Gratitrevas” (2020), gravado entre Brasil e Portugal, uma espécie de renascimento da artista após o fim da banda Ventre, da qual fez parte durante seis anos.

Junto de ÀIYÉ está a banda Odradek de Piracicaba, interior de São Paulo. O trio mistura math rock, noise rock e músicas de videogame, com um instrumental intenso. O trio é formado por Fabiano Benetton na guitarra e voz, Franco Torrezan no baixo e Caio Gaeta na bateria e voz.

Campanha Social

Durante toda a semana de realização do projeto, será promovida uma campanha de doação dedicada a profissionais do backstage no Brasil, duramente afetados pela pandemia da COVID-19 e que necessitam de auxílio financeiro com urgência. Todo o valor arrecadado será destinado a um grande grupo de profissionais que fazem parte dos bastidores de eventos, como engenheiros de som, equipes técnicas, roadies e produção de campo que habitualmente atuam em shows e festivais musicais que, infelizmente, estão suspensos desde março. Durante a transmissão dos conteúdos do Balaclava Digital, será exibido na tela um código QR Code que facilitará ao público as doações para a causa. Link para campanha: http://abacashi.com/p/balaclavadigital

SERVIÇO:

Heineken® Balaclava Digital

Datas dos shows: 24 e 25 de outubro

Horário: Das 19h até 22h

Local: Canal do Balaclava no Twitch (Twitch.tv/BalaclavaRecords)

Programação e atrações: Clique aqui para ver fotos dos artistas.

Hashtags: #SocializeResponsibly #BalaclavaDigital

@heinekenbr @balaclavarecordsHeineken® Balaclava Digital

0 comentário em “Balaclava Digital: Conheça os shows que fecham o festival online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: