Online

Rio Gastronomia lança plataforma online com aula inaugural do chef Claude Troisgros

SIGA NO INSTAGRAM: @PUBLI_CERVEJA

Em 2020, o Rio Gastronomia viu seu papel ir além do tradicional evento do calendário carioca e se transformou no principal movimento da gastronomia em prol da retomada do setor. Seguindo as ações de comemoração aos 10 anos de evento que começaram com o Festival Delivery Rio e o lançamento da sua loja em parceria com a Amazon, e reforçando sua importância para movimentar a economia fluminense, o projeto do jornal O GLOBO lança uma série de atividades: são conteúdos exclusivos, soluções criativas e experiências que estarão disponíveis para o público até junho de 2021.

Ao longo dos próximos meses, a Cidade do Rio de Janeiro vai viver o clima do Rio Gastronomia através de diversas ações, entre elas aulas onlines, lives, talks, experiências gastronômicas e conteúdos jornalísticos especiais. Além disso, uma nova plataforma digital, o Hub Rio Gastronomia, hospedado dentro do site do GLOBO, trará uma produção de conteúdo mensal com textos e vídeos inéditos produzidos em conjunto pelas redações do projeto e do jornal.

A plataforma também vai contar com lançamento de produtos, participação de chefs renomados e uma comunidade de amantes da gastronomia e do evento. O conteúdo será disponibilizado a partir do dia 23 de novembro, com acesso gratuito mediante cadastro prévio do usuário (que pode ser o da Globo.com).

Para celebrar o lançamento do hub, nada melhor do que um bom prato, certo? Marcando a data, uma aula aberta de gastronomia com o chef Claude Troisgros, o francês mais carioca da gastronomia, estará disponível na web. A aula contará ainda com a presença do seu parceiro de cozinha, Batista, e os dois prepararão uma de suas receitas clássicas, um Poulet Au Vinaigre, em homenagem ao pai de Claude, o renomado chef Pierre Troisgros, que faleceu recentemente. O conteúdo gratuito estará disponível no site do Rio Gastronomia a partir de 11h30 do dia 23 de novembro e nos perfis das redes sociais do evento e do jornal O GLOBO.

Além desta aula inaugural, um calendário de encontros e cursos será disponibilizado para o público. Serão mais de 40 aulas ao longo dos meses, todas inéditas e imperdíveis, gravadas no Rio de Janeiro, nos restaurantes dos chefs participantes e no hotel Fairmont, em Copacabana, e em São Paulo, no Farol Santander, onde a gastronomia ganhou força como um dos principais eixos temáticos do centro de empreendedorismo, cultura e lazer.

A programação terá ainda ciclos de talks do GLOBO, com personagens do universo da gastronomia profissional, mostrando casos de sucesso na transformação do negócio neste período. Serão oito lives, uma por mês, começando por Fernando Bowler, presidente do Sindrio, no dia 30 de novembro. Já em parceria com a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo, e apresentado pelo Santander, o Rio Gastronomia promoverá o PEGN Labs. Serão 16 encontros virtuais em que serão abordados temas como as tendências da gastronomia, a expansão das dark kitchens, o futuro do catering, reinvenção das cafeterias e as tendências e boas práticas de gestão do mercado. O primeiro encontro está marcado para o dia 1º de dezembro.

E não poderia faltar um menu especial Rio Gastronomia. Nos almoços dos dias 25 e 30 de novembro, e 7 e 14 de dezembro, o restaurante do hotel Fairmont, em Copacabana, no Rio, lançará um cardápio do evento com a presença do chef executivo do hotel, Jérôme Dardillac, e chefs convidados. A ação, aberta ao público, estreia na próxima quarta, dia 25, às 13h, com participação do chef Pedro Henrique Franco, do Térèze. Já estão confirmadas também as presenças dos chefs convidados nos almoços de lançamento de cada menu: Jimmy McManis (Ogro) em 30/11; Gonzalo Vidal, do 74 Restaurant – Casas Brancas em 7/12; e Pedro de Artagão em 14/12. De terça-feira a domingo, o prato principal do menu seguirá disponível para consumo no hotel. Os clientes Santander que consumirem o menu especial e pagarem a conta com o cartão Santander ganharão um café de cortesia.

“Este é um dos eventos mais importantes para exaltar a gastronomia da nossa cidade. O setor é um ativo complementar e fundamental dos atrativos turísticos do Rio, representando boa parte da cultura carioca. Sempre ressalto que uma cidade boa para o turista é, também, boa para o cidadão, e nada melhor do que fomentar esse tipo de evento para resgatarmos o afeto do carioca e valorizarmos o turismo na cidade. Devemos lembrar que o turismo e a gastronomia geram milhares de empregos”, declara Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ.

Para 2021 outras ações estão previstas para levar ainda mais sabor e conteúdo para os amantes da gastronomia. O Roteiro Gastronômico promete trazer quase 100 estabelecimentos com menus exclusivos e valores diferenciados. Outro destaque é uma grande mesa redonda prevista para janeiro, apresentada pelo Sesc RJ e em parceria com a revista Época Negócios, sobre o futuro da comida: um evento digital para apontar e debater as grandes transformações e desafios da indústria da alimentação no Brasil e no mundo. E diversas outras experiências gastronômicas pela cidade que também prometem encantar a todos.

O Rio Gastronomia é uma realização do jornal O GLOBO com apresentação do Sesc RJ e do Senac RJ, patrocínio master do Santander, patrocínio de Naturgy e Stella Artois, apoio do Gosto da Amazônia e Água Pouso Alto, e parceria do SindRio.

Santander e Gastronomia

O Santander mantém amplo incentivo à gastronomia, seja atrelando sua marca aos principais eventos do País ou atuando próximo a toda cadeia empreendedora do setor, desde o produtor rural até o consumidor final, por meio de seus programas financeiros exclusivos, como o Prospera Santander Microfinanças. Por meio desta unidade de negócios, o Santander Brasil está presente em comunidades desbancarizadas e fala pessoalmente com quem quer prosperar, mas sofre por não ter acesso a crédito e a serviços financeiros.

O Rio Gastronomia é um dos principais eventos gastronômicos apoiados pelo Banco, junto à Editora Globo. Diante do atual contexto de iniciativas relacionadas à retomada do setor gastronômico, o Santander também se destaca ao participar de ações como o Festival Delivery Rio e lives gastronômicas e empreendedoras com participações de importantes agentes do segmento.

No Farol Santander, icônico edifício de São Paulo considerado um centro de empreendedorismo, cultura e lazer, a gastronomia também ocupa um espaço de destaque. O prédio tem hoje o Café do Mirante, o Bar do Cofre SubAstor, o Boteco do 28 e a escola gastronômica Cozinha do 31.

SERVIÇO:
Mais informações sobre o Rio Gastronomia estão no site www.riogastronomia.com
Facebook: /riogastronomia
Instagram: @riogastronomia
Twitter: @riogastronomia

0 comentário em “Rio Gastronomia lança plataforma online com aula inaugural do chef Claude Troisgros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: