Mundo cervejeiro

Estrella Galicia comemora 114 anos com lançamento especial

SIGA NO INSTAGRAM: @PUBLI_CERVEJA

Para marcar os 114 anos da Estrella Galicia, a cervejaria espanhola lançou uma edição especial em garrafa exclusiva premium de 750ml que já está sendo vendida no Brasil. Essa edição leva ao consumidor uma cerveja Lager, de baixa fermentação, corpo leve, apresentando uma boa formação de espuma e um elegante aroma floral de lúpulo.

A Estrella Galicia Edição Especial de 114º aniversário foi elaborada com água da tradicional fonte da empresa, maltes Pilsen e tostados e lúpulo próprio cultivado na região da Galícia, na Espanha (leia abaixo detalhes e história do cultivo). A embalagem especial tem tampa de rolha com conceito champagne e tem impressa o slogan “Maestros Cerveceros desde 1906”. “Através de nossa garrafa comemorativa, trouxemos para o Brasil a tradição, a paixão e o
respeito pela cerveja, como é na Espanha”, afirmou o responsável pelo marketing da Estrella Galicia na América Latina, Dante Grassi.

Por ser uma edição limitada, a Estrella Galicia disponibiliza poucas unidades para o consumidor brasileiro.

História do lúpulo da Estrella Galicia

O cultivo de lúpulo na Espanha ocorreu após o início da Primeira Guerra Mundial quando, diante das dificuldades de fornecimento dessa matéria-prima essencial para a produção das cervejas, o engenheiro agrônomo Leopoldo Hernández Robredo e o empresário José María Rivera implementaram a inédita plantação de lúpulo na Galícia. As primeiras sementes inglesas chegaram à Coruña em 1913, embora a experimentação do seu cultivo tenha começado em 1915, plantando, entre outras variedades, a golding ou golden, que era a mais produtiva. Mais uma vez, dadas as dificuldades de abastecimento devido à Segunda Guerra Mundial, os cervejeiros criaram a Sociedade Anônima Espanhola de Fomento de Lúpulo, localizada em Betanzos, o seu principal centro de recolhimento e secagem da produção entregue pelos agricultores da região.

Mas o crescimento da produção ocorreu nas décadas de 1950 e 1960, atingindo o pico mais alto em 1963, com 240 toneladas de lúpulo seco colhido. Desse ponto em diante, a produção de lúpulo declinou até seu desaparecimento no início dos anos oitenta.

A recuperação da cultura do lúpulo começou em 2004 como uma homenagem da Estrella Galicia ao seu fundador e pioneiro do cultivo em Espanha, José María Rivera. Dois anos depois, coincidindo com o centenário da empresa, realizou-se uma colheita comemorativa. A iniciativa cresceu e a marca promoveu o investimento sobre o cultivo desta planta e de outras matérias-primas utilizadas na produção de cerveja e outras bebidas que comercializa, como a sidra e o vinho.

Somente agora, em setembro de 2020, a Estrella Galicia completou a colheita da flor do lúpulo, planta trepadeira responsável pelo amargor da cerveja e com longa tradição na região de Betanzos. A colheita durou duas semanas e, através desta iniciativa, a Hijos de Rivera Inversiones Corporativas lidera, juntamente com o Centro de Investigação Agrária de Mabegondo (CIAM) e a Universidade de Santiago de Compostela (USC), o projeto de recuperação desta safra tradicional da região.

As cervejas mais premiadas do mundo

A Família 1906 acrescentou recentemente dois outros prêmios internacionais de prestígio que atestam sua posição entre as melhores do mundo. O reconhecimento vem, nesta ocasião, do
European Beer Star, o principal evento europeu de premiação de cervejarias. Na ocasião, a 1906 Red Vintage obteve a medalha de ouro na categoria Heller Doppelbock de estilo alemão e o Black Coupage de 1906 alcançou a prata entre o Dunkler Bock de estilo alemão, categoria na qual havia subido ao pódio nas edições de 2017 e 2019.

Estes não são os primeiros prêmios que a família de 1906 ganhou nestes últimos anos. O World Beer Challenge coroou a Família 1906 com três Golds na edição realizada no último mês de agosto. O Craft Beer Awards e o World Beer Awards, entre outros, também reconheceram a qualidade destas cervejas da empresa Hijos de Rivera. A lista de distinções da 1906 atinge a cifra de 70 prêmios internacionais ao longo de sua história.

0 comentário em “Estrella Galicia comemora 114 anos com lançamento especial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: