Mundo cervejeiro

Uma loja virtual para azedar o mercado cervejeiro (no melhor sentido possível)

SIGA NO INSTAGRAM

Há tempos a cena cervejeira brasileira não se via tão bem munida de belos exemplares de rótulos e estilos. Isso, claro, inclui as centenas de rótulos importados que, ano a ano, chegam às lojas.

Agora esse cenário acaba de ganhar um novo player de peso e focado em um dos estilos mais cultuados pelos apreciadores de cerveja. A iniciativa Lambic Brasil, lançada em novembro de 2021, vem com uma proposta inovadora e única de oferecer ao mercado consumidor um portfólio exclusivo de rótulos desse estilo belga que desafia os métodos tradicionais de se fazer cerveja.

O projeto traz como proposta não só oferecer uma adega vasta desse estilo de cerveja ácida, ofertando diversos rótulos exclusivos, mas também uma comunicação voltada ao público mais leigo, buscando esclarecer e propagar a cultura própria das lambics.

Mas o que mais chama a atenção dos conhecedores é sua recém importação exclusiva e inédita de duas grandes lendas – as cobiçadas cervejas da Gueuzerie Tilquin e De Cam – além de um dos mais novos produtores de lambics da Bélgica, a promissora e talentosa Lambiek Fabriek.

A iniciativa – que conta com seu e-commerce já ativo – promete lançar rótulos exclusivos todos os meses, incluindo algumas raridades com pouquíssimas unidades a disposição. Portanto, vale a pena ficar de olho nos lançamentos.

Segundo Adéssio Simioni – sócio, sommelier e beer hunter do estilo – o projeto “visa revelar ao Brasil, de forma inédita, todas as nuances do estilo de cerveja mais antigo ainda em produção no mundo”.

O que são lambics?

Para os que não tem familiaridade, esse estilo originário da região de Pajottenland, na Bélgica, traz em seu processo uma série de etapas incomuns no método de fabricação de cervejas, em especial seu processo de fermentação espontânea, que se utiliza dos micro-organismos presentes no bioma da região em questão. Várias destas cervejarias encontram-se em regiões campestres – comumente pequenas fazendas de propriedade familiar – o que faz de cada cerveja uma experiência singular.

Estas cervejas ácidas – ricas em aromas e sabores frutados e selvagens – trazem outras particularidades como ­o envelhecimento em barricas de madeira, o corte de diferentes safras (mistura de cervejas mais velhas com novas), seu armazenamento e em seu serviço, feito com as garrafas repousadas em cestas de vime, para evitar que os sedimentos da sua refermentação na garrafa sejam servidos aos copos.

As cervejas lambics são uma das poucas que não só permitem longa guarda (algumas chegam a ter validade oficial de 20 anos), como evoluem positivamente com o tempo, mudando de safra em safra e conforme vão envelhecendo.

O estilo tem ganhado adeptos no mundo todo, especialmente de apreciadores do vinho, dada sua similaridade sensorial com diversos estilos preferidos pelos enófilos.

SIGA NO INSTAGRAM

0 comentário em “Uma loja virtual para azedar o mercado cervejeiro (no melhor sentido possível)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: