Novidades

Aberta as inscrições para o Prêmio Brasil Criativo

SIGA NO INSTAGRAM

As inscrições para o Prêmio Brasil Criativo 2022 estarão abertas entre os dias 14 de setembro e 23 de outubro, pelo site Link . Com o objetivo de valorizar e reconhecer a criatividade como fator de mudança em meio à sociedade, a premiação chega a sua quarta edição buscando expandir a compreensão das pessoas sobre o que a economia criativa envolve, e principalmente, como as atividades econômicas baseadas no saber e no interagir com inventividade, conhecimento e tecnologia, bem como valores culturais ou artísticos, patrimônio cultural e outras expressões produtivas individuais ou coletivas, podem refletir diretamente na construção de um país mais inclusivo, diverso, gentil e inovador.
 

Para Lucas Foster, diretor-geral da premiação e porta-voz da World Creativity Organization, a pandemia evidenciou a importância de haver reconhecimento e valorização da criatividade humana. “Após dois anos de severas mudanças econômicas, sociais e culturais, o comportamento humano foi completamente influenciado pela necessidade de proteger, o que evidenciou ainda mais a potência da criatividade humana, capaz de gerar ideias, projetos, negócios e soluções para combater o momento que se fazia presente, além de gerar ideias para o futuro”, acrescenta.
 

Diante de novos e complexos desafios globais, hoje, o Brasil é considerado o terceiro país mais criativo do mundo (segundo pesquisa realizada pelo Lions Creativity Report 2021), além de contar com a sétima maior população empreendedora do planeta (segundo a Global Entrepreneurship Monitor), o que faz sentido, já que há dez anos, o país entrava oficialmente no debate sobre a importância da Economia Criativa para o desenvolvimento econômico no século XXI.
 

Isso torna-se ainda mais claro ao considerar a nova edição do Mapeamento da Indústria Criativa, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em que a participação desse novo segmento da indústria no PIB brasileiro aumentou durante a pandemia. Cresceu 11,7% o número de profissionais que atuam nos setores criativos, cuja participação no PIB aumentou 0,3 ponto percentual, passando de 2,61% para 2,91%, com valor estimado de R$ 217,4 bilhões.
 

“Queremos, através do Prêmio Brasil Criativo, reconhecer e valorizar o potencial do povo brasileiro para aumentar sua participação no desenvolvimento sustentável com a intenção de beneficiar setores dinâmicos, além de fomentar, proteger e promover a economia criativa brasileira”, finalizou Foster.
 

Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável em três dimensões — econômica, social e ambiental — o prêmio vai eleger os melhores dentre as categorias: Audiovisual, Arquitetura, Artesanato, Criador de Conteúdo, Design, Game, Gastronomia, Moda, Música, Publicidade, Tecnologia, Arte Urbano, Lideranças Criativas, Hubs Criativos e Cidades Criativas.
 

O corpo de jurados será composto por três convidados em cada categoria, agregando representantes das entidades de classe, um profissional e um jornalista e/ou influenciador de cada área. Entre os parceiros já confirmados, transitam nomes como Instituto Criar, Artesol, Youpix, Abedesign, Abragame, Abrasel, Abest, Abap e Choque Cultural, além da presidente do Conselho Nacional da Economia Criativa, Brasil Criativo, Cláudia Leitão.
 

No contexto em que ministros da cultura se reúnem no Mondialcult para enfatizar os novos significados da cultura e da criatividade para a superação dos grandes desafios contemporâneos, o retorno do prêmio Brasil criativo se torna ainda mais especial, por ser uma iniciativa de diversos setores públicos e privados que objetiva reconhecer a cultura e a criatividade como insumos estratégicos para o desenvolvimento sustentável brasileiro”, comenta Cláudia Leitão, Ex-Secretária Nacional da Economia Criativa.
 

Realizado de forma bienal, a premiaçãoteve sua estreia em 2014, como parte das ações da World Creativity Organization, que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor do talento humano, e defende a economia criativa ao redor do mundo.
 

O lançamento da edição 2022 do Prêmio Brasil Criativo será realizado também no dia 14, em participação especial dentro do Festival Mundial da Criatividade, que acontecerá em Salvador, na Bahia.

Cronograma:

Inscrições – De 14 de setembro a 23 de outubro

Pré seleção – De 24 de outubro a 7 de novembro

Anúncio dos finalistas – De 8 a 25 de novembro

Premiação – 8 de dezembro

SIGA NO INSTAGRAM

0 comentário em “Aberta as inscrições para o Prêmio Brasil Criativo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: