Marketing

SBT apresenta #Compartilhe

compa
……….No ano passado o SBT lançou a campanha #compartilhe para celebrar o trigésimo primeiro aniversário e a reconquista da vice-liderança na audiência que hoje pertence novamente à Record. Junto com a mudança a agência Publicis buscou criar uma campanha para mudar o posicionamento do SBT.
……….Segundo o site de notícias propmark a agência realizou pesquisas quantitativa e qualitativa, realizadas pelo instituto IPSOS para poder posicionar a marca, entre os resultados “Foi apontado que o SBT precisava se apropriar da relação que construiu com os telespectadores ao longo dos anos, compartilhando diariamente diversão e informação com alegria, credibilidade e emoção”.
……….O público do SBT é da classe C e D de 30 a 60 anos, prova disso é a boa audiência do programa Silvio Santos que tem a média de 13 pontos contra 16 da líder, que é a Globo. Além de tudo, Silvio Santos é conhecido por sua expertise com a classe C e D e pela identificação do seu público com o apresentador e principalmente pelos produtos oferecidos por ele.
……….Apesar da boa relação do SBT com seu público os espectadores estão ficando “velhos” e isso a longo prazo poderia prejudicar a audiência, para resolver o problema a agência encontrou um segundo elemento que além de atender a pesquisa pudesse também atingir um público mais jovens, a “hashtag” que é o símbolo “#” , que antecede a palavra compartilhe. A hashtag é um símbolo usado frequentemente em redes sociais e isso traria uma identificação com o público jovem.
……….A Tele Sena, um produto do Grupo Silvio Santos está sofrendo o mesmo processo de reposicionamento, devido ao envelhecimento do seu público e a não identificação da nova geração com o produto fizeram com que a Tele Sena mudasse de posicionamento. Para chegar até esse público foram inseridas em suas campanhas artistas que estão engajados com esse perfil como, a dupla sertaneja Munhoz e Mariano, a banda Restart, Gustavo Lima, entre outros.
……….O reposicionamento de marca deve ser realizado com objetivos definidos e principalmente com dados que comprovem a necessidade dessa mudança. Produtos que estão no mercado há muito tempo provavelmente terão esse mesmo problema, pois a marca cria valores baseado em seu público alvo, o que poderia prejudicar a identificação de uma geração mais nova, criando assim um problema de identificação que deve ser resolvido com ações rápidas e estratégicas de reposicionamento.
Anúncios

Analista de Marketing, formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), com MBA Gestão Empreendedora de Negócios pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC). Trabalha há cinco anos no mercado de Marketing atuando em vários mercados. Como hobby gosta de leituras, filmes, viagens, cerveja, amigos, musicas e festa.

0 comentário em “SBT apresenta #Compartilhe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: