Skip to content

Lew’Lara\TBWA lança livro para comemorar 20 anos de boas ideias

novembro 24, 2014

Um casamento que envolveu sintonia, vontade, talentos, criatividade e muitas histórias. Assim pode ser resumida a história da agência Lew’Lara\TBWA, fundada por Jaques Lewkowicz e Luiz Lara, que completa 20 anos de operações no mercado publicitário. Esta união, que gerou muitos cases e “causos” e lançou tendências e profissionais criativos num mercado cada vez mais valorizado e premiado internacionalmente, é contada pelo escritor Marcelo Candido de Melo, com curadoria de Lewkowicz, no livro “Não vai mudar nada na sua vida, mas é para melhor”.

De acordo com o chairman da agência, Luiz Lara, o livro, inicialmente, seria baseado em uma publicação de Jean-Marie Dru, chairman do Grupo TBWA/Worldwide e criador da metodologia internacional Disruption. Entretanto, segundo o autor Marcelo Candido de Melo, o direcionamento foi mudando ao longo da produção da obra. Durante dois anos, o autor realizou entrevistas com quase 60 pessoas entre familiares e amigos do universo social e do trabalho. Nem todos os entrevistados indicados participaram do projeto, devido à indisponibilidade de agendas, e alguns ex-funcionários também não puderam ser localizados. Apesar das dificuldades, Melo tentou captar a essência da Lew’Lara\TBWA.

LL-tbwa

“Não vai mudar nada na sua vida, mas é para melhor”, título inspirado em um bordão não utilizado pelo creative chairman da agência, Jaques Lewkowicz (ou Lew, conhecido como um dos publicitários que mais criou bordões no Brasil), tem 330 páginas divididas em dez capítulos, que contam desde a vida pessoal de Lew e Lara, as pessoas que passaram pela agência, o envolvimento da TBWA, os erros e acertos do trabalho e, por último, 20 cases e causos de clientes da agência. “Este livro é uma celebração dos 20 anos de atuação da Lew’Lara\TBWA, que se consolidou como uma das principais agências de publicidade do Brasil”, ressalta Lara. “Procuramos homenagear todos os funcionários que fizeram e fazem a diferença na história da agência”.

Diferente do teor da maioria das publicações comemorativas de empresas, a obra descreve, de forma divertida, os altos e baixos do dia-a-dia de uma agência de publicidade e seus detalhes curiosos. Segundo o escritor, esses relatos foram importantes para que o foco fosse o ativo mais importante de uma agência: as pessoas. “Os sucessos e as situações difíceis, como as oscilações no ranking das maiores agências, a saída de clientes, reprovações e reformulações de campanhas, entre outras, foram fases que nunca abalaram o clima da Lew’Lara\TBWA, marcado pelo bom humor, descontração, otimismo e superação”, conta Melo.

Segundo Lew, a maior mensagem a ser deixada pela obra é “a crença de que a empatia, a humildade e a genuína alegria no convívio com o outro são o melhor caminho para compartilhar a criatividade e a felicidade”. O livro vai além da publicidade. “Consultores de clima organizacional e estudantes de comunicação terão histórias saborosas que poderão ensinar muito. É para curiosos em geral, para quem gosta de pessoas e entende que a propaganda no Brasil transcende os anúncios”, completa Lew.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: