Skip to content

MP-SP promove campanha pela tolerância com Deena Love

abril 8, 2016

Com o título “Quem se dá bem com gente se dá bem na vida”, campanha criada em parceria com a agência VML contempla música e videoclipe com a cantora Deena Love e uma nova cartilha educativa para jovens

Contra todo tipo de preconceito e em prol da tolerância, a cantora Deena Love solta a voz para rebater frases maldosas que são postadas nas redes sociais. O videoclipe dá continuidade aos movimentos empreendidos pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) para conscientizar a todos sobre a importância de se combater o preconceito e reduzir a violência gerada pela intolerância. Com o conceito “Quem se dá bem com gente se dá bem na vida”, a campanha criada pela agência VML, voluntária da entidade desde 2014, contempla a criação da música – em parceria com a produtora S de Samba, também parceira do MP-SP, videoclipe e estratégia de ativações nas redes sociais. Os colaboradores da agência, inclusive os criadores da campanha, também participaram como “casting”, formando todo o elenco de atores da produção.

Além do videoclipe, o MP-SP também lança a cartilha “Tolerância”, documento educativo destinado a crianças e jovens que, ao abordar a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as leis brasileiras, apresenta as diferentes formas de intolerância – racial, religiosa, política, de gênero, sexual, esportiva, social, etária, nas redes sociais, assim como o bullying, a xenofobia e a discriminação com deficientes – e como elas devem ser combatidas. A cartilha estará no portal do Ministério Público de São Paulo, também disponível nas versões para tablet e celular.

“Quem se dá bem com gente se dá bem na vida” reflete uma série de insights observados em ampla pesquisa com psicólogos, antropólogos, profissionais da educação e empresários. Entre os aprendizados estão a importância de uma educação mais aberta e o convívio com as diferenças para que sejam desenvolvidas habilidades sociais muito úteis para os indivíduos. Na primeira fase da campanha, em setembro de 2015, foram distribuídos 20 mil folhetos a alunos na rede municipal de ensino da capital. Com a nova cartilha digital, qualquer escola do Brasil poderá acessar e utilizar o documento.

Segundo o Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa, o MP-SP tem como meta se juntar à sociedade na busca de meios e formas de induzir a promoção da justiça também pela reprovação sistemática e perene de qualquer forma de intolerância. De acordo com ele, a tolerância gera pessoas melhores, profissionais melhores e, consequentemente, uma sociedade melhor. “A nossa aposta permanente é na educação, na consciência coletiva, na crença de que será respeitando as diferenças e as opções pessoais que a intolerância perderá sua força. O que deve encantar é a diferença, ela é que nos torna seres humanos semelhantes”, comenta o Procurador-Geral.

O videoclipe se desenrola sob a perspectiva de quem está navegando pelas redes sociais, e contém na própria letra da música de ritmo pop as respostas para os comentários preconceituosos que aparecem na tela, postados por perfis anônimos, sob pseudônimos. Do Facebook ao Whatsapp, o espectador acompanha a repercussão da canção. A letra da música aparece com os versos sendo postados em forma de comentários de perfis verdadeiros dos colaboradores da VML. O caminho criativo busca representar um comportamento real, já que as caixas de comentários costumam trazer exemplos muitos claros de intolerância, encorajados pelo anonimato e pela sensação de impunidade. A interpretação é da drag queen Deena Love – ou Pedro Novas da Cunha Figueiredo –, que tem carreira como cantora da noite paulistana e ficou conhecida do grande público ao participar do programa The Voice, da TV Globo. A mensagem “Quem se dá bem com a gente se dá bem na vida” fecha o filme, com a assinatura do MP-SP.

Fernando Taralli, presidente da VML, afirma que para a agência é muito importante participar de uma campanha que aborde tais questões e engaje mais pessoas. “Nosso objetivo é desenvolver ações que possam divulgar valores que contribuam para uma sociedade mais tolerante”, diz. “A VML tem por princípio acreditar no voluntariado como um meio de aprimoramento e incentiva a participação de todos os colaboradores no desenvolvimento de campanhas como esta”, ele completa. Seguindo este princípio, toda a produção foi feita pela própria equipe da agência, que ainda participa do elenco e faz vídeos “selfies”. O profissional de atendimento Carlos Alves e o diretor-executivo de Criação Jairo Anderson também atuam no videoclipe.

Nesta ação pro-bono, o filme será veiculado nas plataformas do MP-SP e também nos veículos de mídia parceiros que aderirem à causa. Todos trabalharam na campanha de forma voluntária.
Saiba quem é Deena Love – a drag queen Deena Love “nasceu” em 2011. É ela quem canta o tema da campanha contra a intolerância criada pela VML para o Ministério Público do Estado de São Paulo. Mas quem é ela? É Pedro Novas da Cunha Figueiredo, 30 anos, cantor desde os 16 anos em bares, casas noturnas e viagens de navio, que ficou famoso no Brasil ao participar com sua personagem Deena Love no programa The Voice Brasil, da TV Globo.

Pedro Novas se inspirou nas cantoras da Era do Rádio para compor essa “persona”, que sempre se apresenta no melhor estilo “montada” – bem produzida e maquiada, com roupas mais antigas e glamorosas, meio ao estilo pin-up americana. Segundo ele, a personagem surgiu por acaso em uma das apresentações em um cruzeiro internacional e se restringe aos shows. Ele revela que tudo transcorreu de forma natural, sem ter sofrido nenhuma forma de preconceito, nem de pessoas próximas, nem no trabalho.

Ficha Técnica

Título: Tolerância
Anunciante: Ministério Público do Estado de São Paulo
Agência: VML
Direção Executiva de Criação: Jairo Anderson e Silmo Bonomi
Direção de Criação: Jairo Anderson
Redação: Guilherme Marques
Direção de Arte: Gleisson Stievano
Atendimento: Kadu Alves e Fabio Imparato
Gerente de Projeto: Joana Mendes
Produção Executiva: Rodrigo Vinhaes
Produtora de Vídeo: VML
Captação: Fernando Holschuh
Motion: Bruna Cremm
Cantora: Deena Love
Cliente: Marilia Taufic e Dr. Márcio Fernando Elias Rosa
Data de produção: Março/2016

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: