Skip to content

10 curiosidades sobre a cerveja que você não sabia

junho 13, 2016

cerveja-6-el-hombre

1# Na Idade Média, consumia-se mais cerveja que água

O que acontece é que, naquela época, a qualidade da água não era muito confiável, sendo que, a depender do nível de contaminação, esta poderia até mesmo te matar. Portanto, como o álcool presente na cerveja matava muitas das impurezas, em muitas regiões bebia-se mais cerveja do que água.

2# Trabalhadores das Pirâmides do Egito eram pagos com cerveja

Ao contrário do que muito possam imaginar, os trabalhadores que participaram da construção das Pirâmides, no Egito, não eram escravos. Muitos pesquisadores, inclusive, indicam que parte dos pagamentos era feitos em cerveja, já que a bebida fazia parte da dieta dos egípcios, à época.

3# Epopeia de Gilgamesh

A cerveja é mencionada até mesmo em uma das primeiras obras conhecidas da literatura mundial: a Epopeia de Gilgamesh. Em uma passagem desta antiga história épica, a mãe de Gilgamesh, a deusa Ninsun, tenta acalmá-lo oferecendo-lhe pão e cerveja.

4# A deusa da cerveja

A importância dada à cerveja na antiga Suméria era tanta que havia até mesmo uma deusa para a bebida. Ninkasi era a deusa suméria da cerveja (a moça da imagem que abre o texto), capaz de satisfazer o desejo e saciar o coração. Em sua homenagem foi composto um hino, sendo preservado através da escrita por volta de 1800 a.C.

5# 50 milhões de bêbados

Estatísticas indicam que, a qualquer momento, 0,7% da população mundial está bêbada, o que resulta em aproximadamente 50 milhões de pessoas. E como a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida ao redor do globo, podemos inferir que a maioria deles está bebendo cerveja. Assim você nunca está bebendo sozinho.

6# A cerveja mais forte

A cerveja mais forte do mundo tem 67,5% de álcool e chama-se Snake Venom. É uma cerveja extremamente forte, mas ainda assim muito saborosa. Seu teor alcoólico é tão alto que apareceu em nosso ranking das bebidas mais fortes do mundo. A garrafa com 275 ml sai por 50 libras.

7# E a mais cara

E mesmo com todo esse conteúdo em álcool, a Snake Venom não chega nem perto de figurar entre as mais caras do mundo. Quem ganha essa é a Antarctic Nail Ale, uma iguaria produzida pela cervejaria australiana de Perth, a Nail Ale, e que num leilão uma única garrafa da bebida foi vendida por 800 dólares. O motivo? A água utilizada na fabricação era proveniente das geleiras da Antártida.

8# Em relação às cervejarias

A cervejaria mais antiga – e que ainda funciona – encontra-se no sul da Alemanha e atende pelo nome Weihenstephan. Com mais de mil anos de existência fazia parte de um monastério, onde os monges produziam cerveja. Hoje o local pertence ao estado.

9# A cerveja é, de certa forma, parente da maconha

O lúpulo da cerveja e a maconha fazem parte da mesma família das Cannabaceae, uma pequena família de plantas. Pode-se dizer, portanto, que ambas são, de certa forma, parentes. O lúpulo, no entanto, não causa os mesmos efeitos psicoativos da maconha. Os efeitos causados pela cerveja, como todos nós sabemos, derivam do álcool.

10# Cenosillicafobia

Este é o nome dado ao medo de um copo vazio. Pode manifestar-se em uma série de circunstâncias e os sintomas podem ser desde um simples desconforto, na melhor das hipóteses, a algo aterrorizante. Portanto, na dúvida, que nossos copos estejam sempre cheios! Principalmente neste dia tão importante.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: