O surgimento da cerveja se deu de forma acidental e a mesma, logo após a sua descoberta, foi por muitos anos produzida pelas mulheres, porém é creditado aos monges o aprimoramento dessa maravilhosa bebida.
Algumas curiosidades históricas:
– A cerveja foi descoberta antes da invenção da roda, que se deu a 3000 a. C.
– Os sumérios produziam mais de vinte tipos de cerveja, para serem usadas como remédio, para os olhos e para a pele.
– A cerveja era moeda de pagamento de salário entre os povos sumérios.
– O Código de Hamurábi previa o afogamento do cervejeiro em sua própria bebida, caso ela fosse intragável.
– Ainda no Código de Hamurábi outro artigo previa a pena de morte para os sacerdotes encontrados em bares.
– Da mesma forma o Código de Hamurábi determinava que o pagamento pela venda de cerveja não poderia ser em dinheiro, mas apenas em grãos de cereais.
– Para os babilônios o cervejeiro era um homem de reputação, dispensado do serviço militar, sob a condição de suprir os exércitos com sua bebida.
– Nos bordéis babilônicos cada prostituta produzia sua própria cerveja para ser oferecida aos clientes.
– Os egípcios também usavam a cerveja para tomar banho, como tratamento para a pele.
– Os médicos gregos, Pedáneo e Dioscórides, recomendavam a cerveja única e exclusivamente para tratamento médico e afirmavam ter a mesma efeito diurético.
– Tito Flávio Domiciano (51-96), imperador romano, tendo em vista o aumento crescente do consumo de cerveja, proibiu o cultivo da vinha em terrenos onde pudessem ser semeados cereais.
– No início da Idade Média a cerveja, produzidas pelas esposas, faziam parte da dieta das famílias, principalmente no desjejum.
– O Imperador Carlos Magno (séc. VIII) editou algumas regras relacionadas à administração das terras do Estado, a qual se chamava Capitulare de Villis, e previa no artigo 34 que os administradores das cervejarias deveriam garantir que os funcionários mantivessem suas mãos limpas por questão de higiene.
– Santo Agostinho (354-430) é considerado oficialmente, pela Igreja Católica, o Padroeiro dos Cervejeiros.
– Na Áustria o patrono da cerveja é Santo Adriano.
– Santo Arnoldo ou Arnold é o padroeiro dos colhedores de lúpulo.
– Ao Santo Arnulf de Metz (580-640) é creditado o milagre de não deixar esvaziar uma caneca de cerveja que foi servida aos seus seguidores que transportavam seu corpo para ser enterrado em Champigneulles, na Bélgica.
– No século XII a cerveja era distribuída gratuitamente e era dada até mesmo às crianças como preventivo ao tifo e a cólera, porque era isenta de contaminação.
– Em Hamburgo, na Alemanha, no ano de 1550, havia aproximadamente 20.000 habitantes e o consumo per capita de cerveja era de 400 litros.
– O estilo de cerveja mais popular nos tempos atuais deve seu nome à cidade de Pilsen, na Boêmia, República Checa.
– A cerveja foi introduzida no Brasil pelos holandeses através da Companhia das Índias Orientais, no século XVII.
– Ainda no século XIX, na Região de Meklembourg, Alemanha, era tradição que a recém casada recitasse: “Meu Deus, ajude a cerveja quando eu a produzir, ajude o pão quando eu o amassar”.
– Na colonização da América, como parte da cerimônia de núpcias, as amigas se reuniam com a noiva para preparar uma cerveja especial, conhecida como Bride Ale, que era vendida para arrecadar dinheiro para a noiva.
– Em 1662 o Papa Alexandre VII permitiu a ingestão da cerveja pelos penitentes, decretando que o líquido não quebrava o jejum nos períodos de penitência.
0 comentário em “Algumas curiosidades sobre a história da cerveja”