Que o Grande ABC já entrou na rota da cerveja artesanal não é novidade. Nos últimos dois anos a região recebeu bares, pubs e lojas destinados à bebida acompanhando o “boom” da cerveja especial que ocorre na Capital.
Com o ideal de democratizar a bebida, Santo André está prestes a receber mais uma fábrica de cerveja, a Demokrata. Instalada onde outrora ficava a cervejaria Theodora, na rua Guilherme Marconi, a fábrica é coordenada por Daniel Izidro, mestre cervejeiro com passagens em grandes cervejarias nacionais como a Dogma e a Dádiva.
A previsão inicial é de que a produção seja de 5 mil litros por mês dos oito tipos de cervejas com receita da casa. Dentre os estilos que poderão ser encontrados estão uma cerveja de trigo, uma session ipa (semelhante uma ipa, porém um pouco mais leve), uma de estilo belga e demais tipos encontrados facilmente em bares especializados. Todos os rótulos serão oferecidos, principalmente, em forma de chope, mas também poderão ser degustados em garrafas e latas.
“Queremos oferecer um serviço de ”’brewpub”’, ou seja que o cliente possa comer bem e beber algo que a própria casa ofereça”, explicou o mestre cervejeiro Daniel Izidro. O preço e a comida oferecida pela casa serão os diferenciais, segundo Izidro. “Mapeamos a região e percebemos que falta um local que ofereça este tipo de serviço por aqui”, disse.
Seguindo a tendência de utilizar os brewpubs não somente como um lugar para oferecer bebidas e comidas, Izidro explica que a cervejaria também oferecerá cursos para quem quiser aprender a fabricar sua própria cerveja e realizará visitas guiadas pela fábrica.
Em processo de finalização, os futuros clientes terão que esperar mais um mês até que a cervejaria esteja apta para receber clientes. Apesar de produzir uma pequena quantidade da bebida, o local ainda precisa receber alguns acabamentos. “Queremos inaugurá-la o quanto antes e da melhor maneira”, explicou o mestre cervejeiro.
Novidade
Segundo Daniel Izidro, a cervejaria Demokrata está se empenhando para trazer equipamento específico para realizar o enchimento de crowlers (latas de alumínio que o cliente leva até a cervejaria enche com o chope que deseja e leva para casa). Tendência na Capital, a iniciativa será pioneira na região.
Vai fazer muito sucesso