Novidades

Turma da Mônica homenageia Aretha Duarte

SIGA NO INSTAGRAM

Você sabia que somente 25 brasileiros chegaram ao cume do Monte Everest? Entre eles, Aretha Duarte foi a primeira mulher negra latino-americana da história a chegar ao lugar mais alto do mundo, com 8.848 metros de altitude. No dia 23 de maio de 2021, mais precisamente às 10h24 (horário nepalês) e 1h39 (horário de Brasília), a montanhista atingiu essa conquista. E hoje, com traços de Milena, entra para o hall das Donas da Rua da História.

Aretha nasceu e cresceu no Jardim Capivari, na periferia da cidade de Campinas, no interior de São Paulo. Aos 20 anos, foi a primeira da família a ingressar no ensino superior. Durante a faculdade de Educação Física foi apresentada ao montanhismo e se apaixonou pela modalidade. Desde 2011, Aretha trabalha como guia de escalada e já havia levado clientes a algumas das maiores montanhas do mundo e isso só aumentou a vontade de chegar na mais alta delas. 

Por um ano e meio, a montanhista, ativista ambiental e empreendedora social, captou recursos para custear sua expedição por meio de reciclagem. Ela, que foi catadora de resíduos como metal, plástico, papel, papelão, aço, ferro, cobre e vidro, ao longo da campanha, iniciada em março de 2020, juntou mais de 130 toneladas de resíduos recicláveis. Além disso, reuniu mais de 600 brinquedos usados e higienizados que foram distribuídos no Natal para crianças da periferia de Campinas e mais 1.200 livros, que foram destinados a uma biblioteca comunitária.

Hoje, o maior sonho da homenageada é ter uma escola de escalada para jovens da periferia de sua cidade natal para que esse público passe a entender o esporte, as vertentes e as possibilidades de realização. Dessa forma, pretende transformar a vida de cada um deles para, quem sabe, se tornarem talentos que representem o Brasil nas Olimpíadas. A escalada estreou nas Olimpíadas em Tóquio e já está confirmada para a edição de 2024 dos Jogos, em Paris.

Segundo Mônica Sousa, diretora-executiva da MSP, o foco e a perseverança de Aretha é uma lição deixada, não apenas para todas as meninas e mulheres, mas para todos nós. “Assim como muitos outros nomes femininos que nos inspiram, Aretha Duarte é mais um exemplo de que lugar de mulher é onde ela quiser. Até mesmo no topo do mundo!”, destaca a executiva.

Com o visual das personagens icônicas do Bairro do Limoeiro, a Mauricio de Sousa Produções, por meio do Donas da Rua, retrata e destaca nomes que fizeram a diferença nas áreas em que atuam, sejam nas artes, ciências, esportes ou literatura. Criado em 2016, o projeto tem como um de seus objetivos trazer visibilidade às mulheres notáveis para que se tornem exemplo, incentivem e conscientizem outras meninas e mulheres de que todas são capazes de marcar a história da humanidade. Essa proposta da MSP demonstra seu compromisso como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global.

Aretha e todas as outras homenageadas podem ser conferidas no site: http://turmadamonica.uol.com.br/donasdarua/ddr-da-historia.php.

SIGA NO INSTAGRAM

0 comentário em “Turma da Mônica homenageia Aretha Duarte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: